Africa Basquetebol

13 abril 2011

MOÇAMBIQUE : Selecções sub-16 no bom caminho

AS selecções nacionais de basquetebol de Sub-16 continuam no bom caminho na fase de apuramento da Zona VI para o Afrobásquete da categoria. Numa competição a decorrer em Lusaka, capital da Zâmbia, as formações moçambicanas ganharam na noite de segunda-feira ao Zimbabwe.

Em masculinos, Moçambique venceu convincentemente pela marca de 74-34 e mantém a sua invencibilidade, sinónimo de que a qualificação para o Afrobásquete está bem próxima. Já em femininos, o triunfo da nossa selecção, diante das zimbabweanas, foi por 68-48, continuando também vivas as esperanças de apuramento, apesar da derrota sofrida na jornada inaugural frente à África do Sul.

Recorde-se que, em masculinos, Moçambique bateu nas duas primeiras jornadas Angola por 60-43 e Zâmbia pela marca de 81-54. Ontem, foi dia de descanso geral e, hoje, a turma nacional tem pela frente o Botswana, terminando a sua participação na competição diante da África do Sul, amanhã.

Em relação aos femininos, depois do revés perante as sul-africanas por 65-71, a seguir, a nossa selecção venceu o Botswana pela estrondosa marca de 115-15. Depois do descanso de ontem, hoje fica de fora em virtude do número ímpar de equipas participantes (cinco), concluindo a presença na prova amanhã, perante a Zâmbia.

Entretanto, intramuros, prossegue esta noite, no campo do Ferroviário, a disputa do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos. Às 18.30 horas, Universidade Pedagógica joga com A Politécnica, para a jornada inaugural, e, a partir das 20.00, estarão frente-a-frente Ferroviário e Real Sociedade, para a segunda ronda.