Africa Basquetebol

11 dezembro 2008

ANGOLA : Militares assumem favoritismo

ANAXIMANDRO MAGALHÃES|

Ângelo Victoriano, técnico adjunto do 1º de Agosto, assegurou em entrevista ao Jornal de Angola que os militares estão preparados para conservar, pelo segundo ano consecutivo, a Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, em seniores masculinos, cuja fase final será disputada de amanhã a 22 do corrente, em Túnis, capital da Tunísia.
Para o treinador, os rubro e negros são, à partida, os favoritos à conquista da 23ª edição da prova, pelo facto de serem os detentores do troféu e a equipa mais forte de África, a par do Petro de Luanda.
“Temos como objectivo revalidar o título. Estamos preparados, embora saibamos que não será fácil, porque os nossos adversários também têm a mesma pretensão. Os jogadores estão cientes disso, mas temos de pensar apenas na conquista da Taça. O 1º de Agosto e o Petro são, na minha opinião, as melhores equipas africanas”, disse Ângelo.
Relativamente ao Grupo B, em que estão agrupados os militares, o adjunto do português Luís Magalhães sublinhou: “Conhecemos minimamente as equipas da nossa série. Já jogámos com elas nos últimos anos.”
Contrariamente à informação avançada ontem pelo Jornal de Angola, a equipa do Atlético Sport Aviação (ASA) segue apenas hoje, à semelhança do 1º de Agosto, para Tùnis, com passagem em trânsito por Lisboa, Portugal.
Os agostinos defrontam na primeira fase as formações do Nabulien da Tunísia (seu adversário da jornada inaugural), Back da Guiné, First Bank da Nigéria, El Shabab Arabi da Líbia, Stade e BC Onatra da República Democrática do Congo.
Já o ASA terá como adversários no Grupo A o Etoile du Sahel da Tunísia, Lupopo da República Democrática do Congo, Swallows do Togo, APR do Ruanda e Kano Pillars da Nigéria.
Luís Magalhães elegeu os seguintes jogadores para a defesa do título: Miguel Lutonda, Armando Costa, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Wlademir Ricardino, Francisco Jordão, Mayzer Alexandre, Rodrigo Mascarenhas, Adilson Baza e Simão João