Africa Basquetebol

09 dezembro 2008

ANGOLA : Fiba anuncia 1º Mundial de Clubes


A Federação Internacional de Basquetebol (Fiba) anunciou a realização do primeiro Mundial de Clubes para a segunda semana de Outubro de 2010, em sede ainda a ser definida.
O Comité Central da Fiba, reunido no último fim-de-semana na cidade suíça de Genebra, decidiu que a competição será anual e contará com as oito melhores equipas do mundo.
Por enquanto, as cidades chinesas de Chengdu e Nanquim manifestaram interesse em receber a competição.
O torneio terá cada um dos campeões dos cinco continentais, os vice-campeões da Europa e das Américas e um clube convidado pela cidade organizadora, que estará sujeito à aprovação da Fiba.
O primeiro mundial de clubes terá cinco dias de duração, com dez partidas, e o vencedor levará um prémio de 1 milhão de dólares norte-americanos. Além disso, o Comité Central da Fiba aprovou o novo código da Agência Mundial Antidoping (AMA) de 2009 e a introdução de um programa de exames fora da competição a partir do próximo ano. Sobre o mundial de selecções de 2010, na Turquia, a Fiba expressou a sua preocupação sobre a viabilidade do campeonato mesmo tendo recebido relatórios detalhados das autoridades turcas.
"O desenvolvimento dos eventos dos próximos meses será absolutamente crucial e atentamente vigiado pela Fiba", disse a federação em comunicado.
A próxima reunião do Comité Central da Fiba ocorre nos dias 23 e 24 de Maio de 2009, novamente em Genebra, e terá na pauta a escolha da sede do Mundial de 2014, que tem Espanha, China e Itália como candidatas.
Os três países apresentaram os seus respectivos projectos no último fim-de-semana.

D´ Agosto pode estrear-se na competição

Melo Clemente

A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto poderá representar o continente africano na primeira edição do Campeonato Mundial de Clubes, a disputar-se em 2009, caso vença a XXIII edição do Campeonato Africano de Clubes da “bola ao cesto”, que arranca na próxima sexta-feira, em Tunis, Tunísia.
Os actuais campeões africanos em título, figuram no grupo “B” juntamente com as formações do Stade Nabel da Tunísia, First Bank da Nigéria, El Chaba da Líbia e ABC Onatra da República Democrática do Congo, apresentam-se sem sombra de dúvidas como os principais favoritos à conquista do ceptro africano o que lhe permitirá a sua estreia na primeira edição do Campeonato Mundial de Clubes a nível da “bola ao cesto”.Detentor de três títulos africanos, feitos conseguidos em 2002, 2004 e 2007, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, 1º de Agosto, terá como forte opositor o First Bank da Nigéria dado a qualidade dos seus jogadores que se assemelha aos dos campeões nacionais e africanos em título.
Depois de ter conquistado três das quatro competições nacionais na época transacta, o 1º de Agosto que segue viagem amanhã para Lisboa, Portugal, em trânsito para a Tunísia, traçou como meta a reconquista do ceptro continental.
Recorde-se que Angola far-se-á representar na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol para além dos militares, com a formação do Atlético Sport Aviação (ASA), que figura no grupo “A” juntamente com as equipas do Etual Sael, APR do Rwanda e Kanu da Nigéria.

ASA "sonha" com final angolana na Taça dos Clubes Campeões

O presidente do ASA, José Venâncio, afirmou que gostaria que a final da Taça de África dos Clubes Campeões, a ter lugar em Tunis (Tunísia) de 12 a 22 deste mês, fosse disputada pelas formações “aviadora” e o 1º de Agosto, os dois representantes angolanos.
Em declarações à Angop, o dirigente desportivo apontou a chegada às meias-finais como primeiro objectivo do ASA, embora reconheça que será muito difícil, tendo em conta o nível dos adversários, principalmente as equipas anfitriãs.
Informou que o conjunto do aeroporto segue hoje, terça-feira, para Portugal onde vai efectuar um a dois jogos de preparação, antes de seguir para o local da competição. Ainda em terras lusas, juntar-se-á ao grupo o extremo poste norte-americano Leroy Wilkins, e o técnico principal Carlos Diniz que se encontra a orientar a Selecção de Sub-20 nos Jogos da SADC.
Confirmou a ausência na prova do poste angolano Idelfonso Kiteculo, por problemas administrativos. De acordo com José Venâncio o atleta tem duas inscrições diferentes na Fiba-África, órgão reitor do basquetebol africano.
A primeira efectuada pela FAB, quando representou a Selecção, e outra feita pelo ASA nas preliminares de acesso à fase final.
No entanto, explicou que a única diferença está nos números de passaportes, uma vez que o passaporte da primeira inscrição foi extraviado que obrigou a direcção “aviadora” a tratar outro para inscrevê-lo nas competições continentais.
Adiantou que o atleta não vai disputar esta edição da Taça dos Clubes Campeões, mas que poderá participar na próxima.