Africa Basquetebol

08 dezembro 2008

ANGOLA : 1º Agosto e Iniciados

O vice-presidente para o Basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz, considerou difícil o grupo da equipa sénior masculina que a partir de sexta-feira vai disputar a Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Túnis, Tunísia.
A equipa militar ficou emparceirada na série B, ao lado das formações do Stade Nabel da Tunísia, First Bank da Nigéria, El Chaba da Líbia e ABC Onacra da República Democrática do Congo, de acordo com o sorteio realizado sexta-feira última pela FIBA-África.
Falando ao Jornal dos Desportos, José Moniz considerou que o principal adversário da equipa militar, na primeira fase, será o First Bank da Nigéria, por ser uma equipa muito forte.
“É um grupo muito forte.
O First Bank é uma equipa muito dura e tem pretensões de passar à fase seguinte. Portanto, deduzo que os lugares cimeiros serão disputados entre a formação angolana e a nigeriana”, disse.
Administrativamente, o dirigente assegurou que está tudo a correr bem, devendo a equipa embarcar quarta-feira para o palco da competição, via Lisboa, com objectivo de revalidar o troféu.
O 1º de Agosto, recorde-se, inicia a defesa do título diante da formação anfitriã do Stade Nabel, no dia 12.
Outro representante angolano na prova, o ASA, ficou enquadrado no grupo A, de acordo com o sorteio, com as equipas do Etual Sael, APR do Rwanda e Kanu (Nigéria).

“Nacionais” de iniciados disputam hoje meias-finais

António de Brito

Os semi-finalistas dos campeonatos nacionais de basquetebol em iniciados masculinos e femininos, que se disputam em Luanda, serão conhecidos hoje.
Na série "A" em masculinos, o Progresso do Sambizanga enfrenta a ADPP de Luanda e o 1º de Agosto jogará diante do Sporting de Benguela.
Na série "B", o Petro de Luanda (detentor do troféu) defronta o Sporting de Luanda, enquanto o Vila Clotilde mede forças com o 1º de Maio de Benguela.
Na classe feminina, estão agendados os jogos Interclube (campeão em título)-Inter de Benguela e Sporting de Benguela - 1 º de Maio de Benguela.
Os jogos estão a ser disputados sob o sígnio do equilíbrio.
Os "petizes", ainda com algumas debilidades na recepção do passe e nos lançamentos de campo, têm merecido o elogio do público que acorre aos pavilhões da Cidadela e do Codemn.
Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, manifestou-se satisfeito com o nível técnico dos nacionais em ambos os sexos.
"Devo dizer que até ao momento o nível técnico é aceitável. Penso que com o decorrer dos jogos este mesmo nível poderá evoluir", realçou.