Africa Basquetebol

08 fevereiro 2013

ANGOLA : Clássico esta noite no CODENM


Petro visita 1º de Agosto no máximo da sua força
Fotografia: Jornal dos Desportos
O base Armando Costa pode ser a grande novidade no cinco inicial da formação do 1º de Agosto que hoje recebe, a partir das 18h00, no Pavilhão do CODENM, o Petro de Luanda, no desafio de maior cartaz da sétima jornada da segunda volta da fase regular no Nacional de basquetebol.
A recuperar de forma gradual dos problemas físicos que o apoquentavam nos últimos dias, o internacional angolano consta do leque de opções do técnico Paulo Macedo e pode fazer parte do “cinco” inicial, ao lado de Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Reggie Moore e Felizardo Ambrósio.
Depois de ter realizado ontem apenas uma sessão de treinos, a equipa militar volta a ensaiar esta manhã, no seu reduto, as últimas estratégias, numa sessão em que Paulo Macedo vai procurar aprimorar os vários diagramas defensivos e ofensivos, de maneira a vergar o seu arqui-rival no prélio de mais logo.
No último “confronto”, os petrolíferos da capital levaram a melhor sobre os militares, a quem venceram por 99-81. Apesar de reconhecer o potencial do seu opositor, Paulo Macedo não esconde o desejo de vencer logo mais o Petro de Luanda. “Será mais uma partida difícil para os dois conjuntos, mas vamos procurar vencer amanhã (hoje).
Na equipa petrolífera, o discurso tem sido de vitória, apesar de reconhecerem as qualidades do campeão africano em título. Lazare Adingonou, técnico camaronês ao serviço da equipa do Eixo-Viário, vai contar com todas as suas unidades, depois de Miguel Kiala ter abandonado o departamento médico.
Os bases Paulo Santana, do Petro, e Armando Costa, do 1º de Agosto, vão decerto travar um duelo interessante, à semelhança de Carlos Morais e Carlos Almeida, que actuam nas posições de extremo.
No garrafão, o duelo em expectativa é entre Divaldo Mbunga, Petro, e Felizardo Ambrósio, 1º de Agosto. Pela qualidade e o histórico dos desafios entre estas duas equipas, é de esperar por um bom espectáculo de basquetebol esta noite no CODENM. À entrada da sétima jornada do Nacional, o Interclube reassumiu a liderança da prova, agora com 28 pontos, seguido do 1º de Agosto e Petro, com 27, ao passo que o Libolo ocupa o quarto posto, com 26.

FRENTE AO LIBOLO
Lusíada quer repetir proeza

Depois de ter vergado o Recreativo do Libolo durante a primeira volta, a formação da Universidade Lusíada tenciona repetir a proeza, quando receber hoje a equipa de Calulo, a partir das 15h30 minutos, no Pavilhão do CODENM. Os universitários querem mostrar que a vitória sobre a equipa campeã nacional em título, na primeira volta da fase regular, não foi obra do acaso.
Sem o extremo-base Olímpio Cipriano, que continua a fazer trabalhos específicos de fisioterapia, o Libolo vê-se obrigado a provar que a derrota da primeira volta foi apenas um acidente de percurso. Luís Magalhães, português ao serviço do Libolo, vai aproveitar para girar o seu plantel, tendo em vista o desafio de amanhã, frente ao Petro de Luanda, no Dream Space, em Viana. O Interclube recebe no seu reduto o ASA, isto às 18h00. O Clube Amigos de Viana mede forças com o Progresso Associação do Sambizanga, ao passo que CDUAN tem pela frente o Vila.
MC

ARBITRAGEM

Trio de luxo no clássico

O Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de Basquetebol nomeou os árbitros Fernando Pacheco “Baganha”, David Manuel, ambos internacionais, e Francisco Tando (nacional) para ajuizarem o “clássico dos clássicos” entre 1º de Agosto e Petro de Luanda, marcado para hoje às 18h00, no Pavilhão do CODENM, apurou o Jornal dos Desportos. Para a partida de amanhã entre as equipas do Petro de Luanda e Recreativo do Libolo, para a oitava jornada do Campeonato Nacional, foi indicado o trio constituído por António Bernardo, Mbunda Pedro e Wilson Boaventura. M.C