Africa Basquetebol

05 maio 2015

ANGOLA : Aviadores recebem militares



Agostinho Coelho recupera satisfatoriamente da mazela que o aponquentava e pode ser opção para a final dos play-off
Fotografia: José Soares
As formações do Atlético Sport Aviação (ASA) e do 1º de Agosto defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois a Cidadela, em partida referente à quarta jornada da fase de qualificação da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket).
A partida que estava inicialmente marcada para o último sábado não se realizou, devido a ausência dos árbitros que se recusaram a ajuizar o prélio, em face das declarações proferidas pelo vice-presidente para o basquetebol da equipa militar, José Moniz, na última quinta-feira.
No final da partida em que o Clube Central das Forças Armadas Angolanas havia vencido na última quinta-feira o Recreativo do Libolo, por 96-92, o homem forte para o basquetebol do 1º de Agosto insurgiu-se de forma contundente contra o trio de arbitragem, alegadamente, por ter prejudicado a sua agremiação.
"...no basquetebol não existe corrupção se querem corrupção vão para o futebol. Se temos jogadores estrangeiros, treinadores estrangeiros porquê que não importamos também árbitros estrangeiros para apitarem no BIC Basket", sugeriu José Moniz.
Em face disso, os árbitros nomeados para apitarem a partida, designadamente, António Bernardo, Osvaldo Neto e Valentim Benjamim recusaram-se em ajuizar o prélio que estava inicialmente marcado para o último sábado.
Ontem, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol reuniu-se de imergência com os árbitros envolvidos na cena que marcou a dupla ronda do final de semana. Entretanto, Aviadores e militares que já carimbaram o passe para as meias-finais da aludida competição que na sexta-feira faz disputar a última jornada da fase de qualificação.
Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo lideram a série A, ambos com seis pontos, seguido do 1º de Agosto com quatro pontos. ASA e Interclube têm cada três pontos. Lusíada e Progresso comandaram a série B, ambos com cinco pontos.

FAB CASTIGA JOSÉ MONIZ

O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol puniu o vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz Silva, com trinta dias de suspensão, por ter proferido duras críticas o trio de arbitragem que dirigiu o encontro entre o 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo. De acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso, proveniente do órgão reitor da modalidade e assinada por António Soares de Campos, director do BIC Basket, as declarações proferidas por José Moniz violam o exposto no número dois e três do artigo 46 do Regulamento de Disciplina.

Foram igualmente punidos os árbitros António Bernardo, com 21 dias de suspensão, e Osvaldo Neto e Valentim Benjamim, ambos com 15 dias de suspensão.