Africa Basquetebol

03 maio 2015

ANGOLA : Petro de Luanda garante primeiro lugar nas classificativas

Luanda - O Petro de Luanda venceu esta noite, no pavilhão da Cidadela, na capital do país, o Recreativo do Libolo, por 96-92 e garantiu a primeira posição da fase de classificação aos play-offs (meias-finais), a uma jornada do fim. 

Os “petrolíferos”, que somam o mesmo número de pontos que o Libolo, ganham vantagem no confronto directo, uma vez que no único desafio entre si, na fase de classificação, venceram.
No caso de derrota na última ronda, frente ao ASA, o conjunto orientado por Lazare Adingono deverá totalizar sete pontos e pode ser alcançado pelo 1º de Agosto, que tem três pontos e menos dois jogos, mais também leva vantagem sobre este no jogo entre si.
Deste modo, os “tricolores” entram para os play-offs (a melhor de cinco jogos) com vantagem do factor casa, sendo que vão disputar os dois primeiros encontros no seu campo, seguem para o terreno adversário para mais dois confrontos e regressam ao seu recinto para o desafio decisivo, caso se realize as cinco partidas programadas.
Por outro lado, vão cruzar nas meias-finais com o quarto classificado desta fase.
 Mais uma vez o Petro de Luanda teve que recorrer a sua principal “estrela”, Emanuel Quezadas, para vencer o Libolo.
O base marcou 31 pontos e foi decisivo nos minutos finais, bem coadjuvado por Leonel Paulo e Domingos Bonifácio, 19 e 18 pontos respectivamente, e Caim que capturou 21 ressaltos.
O Libolo, que teve Eduardo Mingas e Carlos Morais como melhores marcadores, 24 e 21 pontos, entrou melhor no jogo e venceu os dois quartos iniciais 27-22, 24-21, levando o resultado ao intervalo para 51-43.
Os “petrolíferos” melhoraram no terceiro período e conseguiram vencer por dois pontos (29-27) e reduzir a desvantagem no placar para 72-78.
No último quarto, o Petro de Luanda melhorou o seu sistema defensivo e foi mais inteligente a atacar.
Depois de passar a frente no marcador “obrigou” os jogadores adversários a cometer faltas nos minutos finais, nos seus principais jogadores, que foram decisivos na conversão dos lances livres. 96-92 Foi o resultado final.
O jogo entre o ASA e o 1º de Agosto, agendado para hoje, não se realizou por decisão dos árbitros, que negaram-se a apitar os jogos em que esteja envolvido o conjunto “militar”.
Classificação:
1º Petro de Luanda  06
2º Libolo   06
3º 1º de Agosto  03
4º ASA   03
5º Interclube  03