Africa Basquetebol

02 maio 2015

ANGOLA : Petro e Libolo em novo confronto



Estrelas das duas agremiações brilham hoje no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva
Fotografia: José Cola
A formação do Atlético Petróleos de Luanda recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal de Cidadela, o Recreativo do Libolo, em partida de maior destaque da quarta jornada da série A da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket. Com duas vitórias consecutivas, a equipa do Eixo-viário procura esta noite manter a invencibilidade na prova que é liderada pelo grémio de Calulo, com cinco pontos.
Segundo colocado, com quatro pontos, a par do arqui-rival, 1º de Agosto, a equipa do Eixo-viário liderada pelo técnico camaronês vai procurar montar uma equipa que seja capaz de anular as principais figuras dos campeões nacionais.
A turma petrolífera que na ronda anterior folgou por imperativo de calendário vai seguramente “aproveitar” a sua frescura física para sobrepor-se ao Recreativo do Libolo, que na ronda anterior perdeu a invencibilidade para o 1º de Agosto, com quem perdeu por 82-86, desafio que ficou marcado pela má actuação do trio de arbitragem constituído por David Manuel, Clésio Francisco e Osvaldo Neto. 
Com Paulo Santana em fraco rendimento, depois de ter recuperado de uma lesão, as acções ofensivas dos petrolíferos da capital têm sido lideradas pelo dominicano naturalizado norte-americano, Emanuel Quezada, que apesar de estar a cumprir a primeira época no BIC Basket, assumiu a titularidade da equipa de forma meritória.
Leonel Paulo, extremo poste que continua a evidenciar a sua classe na 37ª edição do BIC Basket, depois de ter falhado a fase final do Campeonato do Mundo de Espanha, em virtude de ter contraído uma lesão, sendo nesta altura, o melhor marcador da competição, vai travar mais uma vez uma luta interessante debaixo das tabelas, com os seus companheiros de selecção, nomeadamente, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim.
Roberto Fortes, Pedro Bastos, Jason Cain, Hermenegildo Mbunga, entre outros, devem merecer a confiança do técnico Lazere Adingono, para o embate desta noite, que se espera bastante equilibrado, a julgar pela qualidade dos dois plantéis.Refeitos do desaire de quinta-feira, frente ao 1º de Agosto, com quem perderam por 82-86, os pupilos de Norberto Alves vão procurar regressar às vitórias na fase de qualificação do BIC Basket.
Em declarações à imprensa, o técnico português ao serviço do Recreativo do Libolo não escondeu o desejo de regressar às vitórias, apesar de reconhecer o valor do seu opositor.
Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim têm a missão de conduzir as acções ofensivas dos campeões nacionais.À entrada da quarta e penúltima jornada da fase de qualificação, o Recreativo do Libolo lidera a tabela classificativa da série A, com cinco pontos, contra quatro do Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto, nas posições imediatas. Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Interclube têm cada três pontos. 
Transitam para as meias-finais dos play-off que vai ser jogado no sistema cruzado, as quatro primeiras classificadas.