Africa Basquetebol

30 abril 2015

ANGOLA : Clássico da bola ao cesto


Hermenegildo Santos pode constar do cinco inicial da formação do 1º de Agosto que hoje tem uma partida de extrema importância frente ao Recreativo do Libolo
Fotografia: João Gomes
Pressionado pela derrota sofrida ante o arqui-rival, o Atlético Petróleos de Luanda, com quem perdeu por 80-85, na segunda jornada da fase de qualificação, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Recreativo do Libolo, em partida de maior cartaz da terceira jornada da série A da 37ª edição do BIC Basket.

Os militares que somam apenas dois pontos, a par do Grupo Desportivo Interclube, contra quatro do Atlético Petróleos de Luanda e do Recreativo do Libolo, que comandam a tabela classificativa da fase de qualificação, vão aproveitar a partida de mais logo para vencerem os actuais campeões nacionais. Em caso de vitória, a equipa rubro - negra vai alcançar os petrolíferos da capital na segunda posição da tabela classificativa, com quatro pontos, "beneficiando" do facto do arqui-rival folgar na ronda três por imperativo
de calendário.
A partida desta noite revestese de capital importância para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, daí que, o técnico Paulo Macedo tenha ensaiado ao longo dos dias que antecederam o prélio, os principais diagramas, quer defensivos, quer ofensivos para superar o Recreativo do Libolo que já recuperou a sua dupla de luxo, nomeadamente, Carlos Morais e Olímpio Cipriano que têm provocado estragos as defesas contrárias.
No seio dos jogadores e da equipa técnica reina um grande optimismo, apesar de reconhecerem o potencial dos actuais campeões nacionais, que em duas partidas somaram igual número de vitórias.
A jogar no seu reduto e apoiado pela sua claque, que apesar dos últimos desaires continuam a depositar confiança no grupo liderado pelo técnico Paulo Macedo, a equipa militar é obrigada a vencer esta noite o Recreativo do Libolo, para não se distanciar dos lugares cimeiros da tabela classificativa da série A da fase de qualificação ,que está a ser jogada no sistema de todos contra todos a
uma volta.
Transitam para as meias-finais dos play-off a ser jogada a melhor de cinco, as quatro melhores classificadas da série A, que no sistema cruzado, primeiro com o quarto e segundo com terceiro disputam o passe de acesso à final da 37ª edição do BIC Basket. A final vai ser jogada no sistema dos play-off, a melhor de sete partidas.
Armando Costa, Joaquim Gomes “kikas”, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller” e Roderick Nealy vão mais uma vez guiar a “legião” de jovens que se destacam na formação militar, designadamente, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Francisco Sousa, Johne Pedro para além do jovem promissor Mohamed Cissé.
Uma eventual derrota logo mais, frente ao Recreativo do Libolo, pode complicar as contas da equipa rubro - negra que ainda sonha com o primeiro lugar da fase de qualificação.
Moralizados com os triunfos das duas primeiras jornadas, os libolenses orientados por Norberto Alves vão tentar mais uma vez vencer os militares, depois de o terem feito na final da Taça de Angola.
Carlos Morais e Olímpio Cipriano devem sofrer uma marcação especial, dado a imprevisibilidade de ambos.
Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim, no jogo interior, para além de Luís Costa que actuam na posição de extremos são outras unidades que se destacam na formação da vila de Calulo.
Libolo e Atlético Petróleos de Luanda lideram a série A, ambos com quatro pontos. O 1º de Agosto e o Interclube ocupam as posições seguintes, com dois pontos cada. O ASA é o lanterna vermelha, com apenas um ponto.

NO VICTORINO CUNHA
Árbitro David Manuel apita hoje clássico

O árbitro internacional, David Manuel, vai chefiar o trio de juízes que vai apitar a partida de maior destaque da série A da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket, que envolvem as equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo.
David Manuel vai ter como auxiliares Clésio Francisco e Osvaldo Neto, ambos de categoria internacional, ao passo que Soares de Campos, antigo árbitro internacional, foi indicado como comissário.
Carlos Júlio, um dos categorizados árbitros de nível internacional, a par de Fernando Pacheco "Baganha", vai apitar ao lado de Francisco Tando e Paulo Luvati na partida entre o Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Interclube.
Tony Sofrimento, secretário-geral e director de Marketing e Relações Internacionais da FAB foi indicado como comissário ao jogo.
Isaías Luamba, Jerson Calufete e Helena Afonso vão ajuizar a partida entre Sporting de Benguela e o Progresso Associação do Sambizanga.
Leocádia Gonçalves vai ser a comissária ao jogo.

Futebol Clube Vila Clotilde e Marinha de Guerra vai ser apitado por António Bernardo, Francisco Paulo e Rubem Donbula, ao passo que Nuno Teixeira vai comissariar
o jogo.
M.C