Africa Basquetebol

27 abril 2015

ANGOLA : Leonel Paulo mostra serviço



Extremo poste esteve em grande plano na primeira vitória dos petrolíferos da capital sobre os militares
Fotografia: José Soares
Depois de ter brilhado durante a fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket), o internacional angolano, Leonel Paulo, extremo poste, de um metro e 97 centímetros, continua a ser a principal figura do Atlético Petróleos de Luanda a par do dominicano naturalizado norte-americano, Emanuel Quezada.

Leonel Paulo que esta quinta-feira comemora o seu 29º aniversário, voltou a ser decisivo na dupla vitória dos petrolíferos da capital, que lideram nesta altura a tabela de classificação da fase de qualificação do BIC Basket, a par do Recreativo do Libolo, com quatro pontos.
Em duas partidas disputadas na fase de qualificação, o internacional angolano marcou já 46 pontos e lidera nesta altura a lista dos melhores marcadores, seguido de Emanuel Quezada, Jason Cain e Roberto Fortes, com 43, 27 e 25 pontos respectivamente.
Sábado, frente ao 1º de Agosto, Leonel Paulo que falhou a disputa da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, por lesão, foi determinante na primeira vitória da equipa do Eixo-viário na presente época desportiva sobre o arqui-rival, ao anotar 28 pontos, em 40 minutos e 27 segundos.
O extremo poste foi ainda o rei dos ressaltos, com nove, sendo cinco ofensivos e quatro defensivos.
Já nos lançamentos dos dois pontos esteve simplesmente impecável, obtendo uma percentagem de 89 por cento.  Dos nove arremessos tentados, Leonel Paulo converteu oito, ao passo que nos lançamentos a longa distância converteu dois dos quatro tentado (50 por cento).
Com uma média de 23 pontos por jogo nesta fase derradeira da prova, Leonel Paulo cimenta cada vez mais o seu estatuto de líder da equipa petrolífera.
Em face de excelente exibição patenteada frente ao 1º de Agosto, Leonel Paulo que é seguramente uma das apostas para o Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, competição selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, recebeu 38 de valorização.
O recém-chegado Emanuel Quezada, que cumpre a sua primeira época no basquetebol angolano é outra das unidades que também se têm destacado na formação liderada pelo camaronês Lazare Adingono.
Depois de ter marcado 28 pontos na vitória frente ao Grupo Desportivo Interclube, por 100-80, no arranque da fase de qualificação, o dominicano naturalizado norte-americano anotou 15 pontos, e é nesta altura o segundo melhor marcador dos petrolíferos da capital, com 43 pontos.
Para além de conduzir de forma competente o jogo ofensivo da equipa tricolor, Quezada tem se destacado nos lançamentos a longa distância.
Ao contrário do que tem acontecido, Quezada sofreu sábado uma forte marcação e dos sete lançamentos a longa distância tentados, converteu apenas um.
Já o extremo base Roberto Fortes que na ronda inaugural da fase de qualificação havia marcado 18 pontos, frente ao 1º de Agosto, não foi além dos sete pontos, em 40 minutos e 27 segundos. O poste Jason Cain soma 27pontos.

Após a disputa da dupla jornada do final de semana, Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda partilham a liderança, ambos com quatro pontos, seguidos do 1º de Agosto, com dois pontos, menos um jogo. Interclube soma igualmente dois pontos, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA), com menos uma partida, ocupa a cauda da tabela classificativa, com apenas um ponto.

5 Comments:

Enviar um comentário

<< Home