Africa Basquetebol

04 abril 2015

ANGOLA . Taça - 1º de Agosto e Libolo disputam a final

Taça de AngolaAs formações do 1º de Agosto e do Libolo confirmaram, ontem, a passagem à final da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos, depois de vencer o Petro e Progresso Sambizanga, por 106-93 e 103-54 respectivamente, em partidas referentes à segunda- mão da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto".
Militares e libolenses vão deste modo lutar pela conquista da 27ª edição da Taça de Angola, cuja final está aprazada para o dia 18 do mês em curso, em local a determinar pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol.
Com um desvantagem de 28 pontos fruto da derrota que sofreu no prélio da primeira- mão, disputado no Pavilhão Victorino Cunha, por expressivos 71-99, os petrolíferos da capital foram incapazes de virar o resultado da eliminatória, consentindo novo desaire desta, por 106-93, quando ao cabo dos primeiros 24 minutos perdiam já por 12 pontos de diferença (40-52).
  Joaquim Gomes "Kikas", o velho capitão, mostrou classe e é, seguramente, uma unidade a contar para o Campeonato Africano das Nações da Tunísia. Mohamed Cissé, jovem que tem sido bastante sacrificado pelo técnico Paulo Macedo  dando-lhe poucos minutos de jogo, abriu o livro e mostrou que deve merecer mais oportunidades na equipa militar. Forte no jogo um contra um, também se destacou nos lançamentos à longa distância.
Diante da incapacidade ofensiva petrolífera, Paulo Macedo deu-se ao luxo de utilizar os doze atletas.  Na outra meia-final, a equipa do Libolo visitou e venceu no Pavilhão Anexo da Cidadela, o Progresso Sambizanga, por 54-103, depois de o ter vergado no desafio da primeira-mão, disputado no Pavilhão do Dream Space, em Viana, por expressivos 107-70.  
M.C



Sub-23
Selecção Nacional
  vence na estreia
A Selecção Nacional de basquetebol masculina de sub-23, que compete no Torneio Internacional da modalidade em França, começou da melhor maneira a campanha ao derrotar na estreia a similar da Polónia, por 86-77, conforme apurou o Jornal dos Desportos junto seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”. De acordo com técnico angolano, o triunfo obtido diante da Polónia, país que tenciona  impor-se  no contexto do basquetebol mundial, vai galvanizar a rapaziada para futuros embates.
“É sempre motivante começar uma competição com uma vitória. Felizmente, as coisas correram bem e vencemos o nosso primeiro adversário. Vamos aproveitar a motivação da rapaziada para  mais vitórias na competição”, asseverou o técnico que lidera um projecto de massificação na província do Cuando Cubango, conhecida como terra do progresso.
Mais do que vencer jogos, Alberto de Carvalho “Ginguba”, considera importante o contacto internacional dos jovens para que num futuro breve possam representar a Selecção Nacional A.
“Estes jogos internacionais vão dar maior rodagem competitiva aos nossos jovens e quando chegarem à Selecção Nacional A o défice de jogos internacionais já não vai ser tão grande”, disse.

 “Ginguba” reiterou o desejo de conseguir na prova de França o maior número de triunfos.            
M.C