Africa Basquetebol

29 março 2015

ANGOLA : Federação altera data da final



Militares e petrolíferos protagonizam mais um clássico dos clássicos da bola ao cesto na próxima terça-feira no Pavilhão Victiorino Cunha
Fotografia: Paulo Mulaza
A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino para o dia 17 de Abril, de acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso proveniente do órgão reitor da modalidade no país.

A final da segunda maior competição do país a nível da bola ao cesto estava inicialmente prevista para o dia 10 de Abril.
Na próxima terça-feira, a competição faz disputar a primeira mão das meias-finais, onde o desataque recai sem sombras de dúvidas para o confronto que vai colocar frente a frente o 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda, numa final antecipada.
Na outra meia-final, a formação do Recreativo do Libolo vai ter pela frente a modesta equipa do Progresso Associação Sambizanga.
Os desafios da segunda mão das meias-finais estão marcados para o dia 3 de Abril.
Os petrolíferos da capital que nos quartos-de-final afastaram o Grupo Desportivo Interclube, depois de terem superado uma desvantagem de quatro pontos, estão dispostos a reconquistar o troféu da Taça de Angola.
Para tal, têm de superar o 1º de Agosto, que à semelhança do seu arqui-rival, também está apostado na conquista da Taça de Angola.
Para atingir as meias-finais, a equipa rubra e negra deixou nos quartos-de-final a sempre difícil equipa do Atlético Sport Aviação (ASA), com dois triunfos no cômputo das duas mãos.
Ao contrário das edições anteriores, a final da segunda maior competição da bola ao cesto, remarcada para o dia 17 de Abril, é disputada de forma directa.
Numa reunião entre a direcção da federação angolana da modalidade e os representantes dos clubes, realizada no início da época desportiva 2014/2015, ficou decidido que a final da Taça de Angola doravante seja jogada numa única partida, ao contrário das duas mãos dos anos anteriores.

NACIONAL FEMININO SEM LOCAL DE DISPUTA
O Campeonato Nacional de basquetebol em seniores femininos referente à época desportiva 2015 vai decorrer de 16 a 27 de Junho, em local a determinar pela Federação Angolana de Basquetebol, de acordo com o comunicado a que o Jornal dos Desportos teve acesso.
Segundo ainda o comunicado, a reunião sobre a competição tem lugar no dia 15 de Junho, ou seja, um dia antes da bola começar a rolar.

BIC BASKET
Carlos Dinis assume luta com os grandes

O técnico do Atlético Sport Aviação (ASA), Carlos Diniz, afirmou sexta-feira que a sua equipa vai continuar a lutar com os grandes nesta fase final de grupos do Campeonato Nacional de basquetebol seniores masculinos (BIC Basket).
Em declarações à imprensa no final da partida disputada no Pavilhão Anexo II da Cidadela Desportiva, em que a sua equipa perdeu com o 1º de Agosto, por 66-79, disse que os jogadores têm dado o seu melhor para dignificar a camisola do ASA.
O técnico salientou que o jogo frente aos militares provou o quanto a equipa vai proporcionar grandes jogos, especialmente com os tidos como candidatos ao título.
“Fizemos um grande jogo. Começámos a ganhar nos dois primeiros quartos, mas a intervenção negativa dos três árbitros mudou a história do jogo”, frisou.
O ASA vai fazer tudo para ganhar pelo menos um jogo nesta fase de grupos, mas só é possível se os juízes deixarem de interferir negativamente.
Ontem, no jogo para a terceira jornada, o ASA defrontou o Recreativo do Libolo, no Pavilhão do Dream Space e  o 1º de Agosto recebeu o Interclube no Vitorino Cunha, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado.