Africa Basquetebol

18 dezembro 2013

ANGOLA : Nacionais de basquetebol sub-14 decorrem com normalidade e registam afluência do público

Benguela - As primeiras quatro jornadas dos XXII campeonatos nacionais de basquetebol sub-14 decorreram com normalidade e registaram uma afluência significativa de jovens empolgados pela modalidade da "bola ao cesto", garantiu terça-feira o coordenador da competição, Armando Dala “Dokas”.

Ao falar à Angop a propósito do desenrolar dos jogos, o vice-presidente da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela disse que o ambiente é salutar e há uma boa afluência do público aos pavilhões do Estrela Clube 1º de Maio e Sporting de Benguela, que acolhem as partidas.
Mostrou-se satisfeito devido ao facto de a competição estar a atrair cada vez mais um número substancial de adolescentes, principalmente amigos ou parentes de jogadores, com o intuito de acompanharem a evolução destes.
Dokas, antigo extremo da selecção nacional júnior masculina de basquetebol de 1987, ressaltou que não está em causa o factor competitivo no confronto entre as formações, porque neste escalão o mais importante é que os miúdos se divirtam e exteriorizem o seu potencial.
“Não vemos este escalão como uma competição, porque este é um nível de pré-competição e de iniciação em que o factor principal é incentivar os atletas a não desistirem facilmente e a sentirem que estão num desporto de recreação nesta fase das suas idades”, salientou.
Considera que, apesar de Benguela ter sido escolhida para acolher os nacionais à última hora, devido à indisponibilidade da província do Bié, há condições mínimas criadas para que pudesse participar qualquer equipa, principalmente as que se debatem com poucos recursos financeiros.
De acordo com o interlocutor, a prova está a ser disputada no sistema todos contra todos a uma volta, apurando-se as quatro primeiras equipas para a segunda fase, nomeadamente classificativas, meia-final e final.
A disputa dos XXII campeonatos nacionais de basquetebol sub-14 masculino e feminino, que arrancou sábado na cidade das Acácias Rubras e se prolonga até ao dia 22 de Dezembro, envolve o Sporting, Porto do Lobito, 1º de Maio, Inter (B), Inter (A), todas de Benguela, para além do 1º de Agosto, Petro, Progresso, Formiguinhas do Cazenga (Luanda) e Petro do Huambo.
Apesar de ter sofrido nesta terça-feira a sua primeira derrota na actual edição do campeonato, ao perder para o Petro de Luanda, por 55-26, pela quarta jornada, o Porto do Lobito segue na liderança da competição em masculino, com sete pontos, com um de vantagem sobre os tricolores.
Enquanto isto, na categoria feminina, o Inter de Luanda comanda a tabela classificativa, depois de vencer o 1º de Agosto, por 41-36, tendo agora oito pontos.