Africa Basquetebol

18 dezembro 2013

ANGOLA : Inter surpreende 1º de Agosto

                       
Segunda mão da final da segunda maior competição do país a nível da “bola ao cesto” acontece amanhã no Pavilhão 28 de Fevereiro
Fotografia: Paulo Mulaza
Com uma exibição discreta, a equipa do 1º de Agosto recebeu e perdeu, ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, com a formação do Grupo Desportivo Interclube por 53-56, em partida referente à primeira mão da final da XXVIII edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores femininos.
Com a experiente Nacissela Maurício em campo, ela que recupera satisfatoriamente de uma lesão, a formação do 1º de Agosto entrou apática no desafio, fundamentalmente, no quarto inicial, ao contrário da equipa visitante que esteve bem, quer a defender, quer a atacar.
Fruto da pressão defensiva aliada a um ataque eficiente, a turma das comandadas de Apolinário Paquete venciam por 18-14 no primeiro período.
No segundo quarto, a qualidade de jogo das duas equipas baixou consideravelmente para o desalento dos adeptos que se fizeram presentes no Pavilhão Victorino Cunha. Neste período, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas marcou doze pontos, contra treze da arqui-rival (Interclube), o que perfez 26-31 ao cabo do intervalo.
No terceiro período, a equipa militar melhorou significativamente o seu jogo ofensivo, tendo apontado dezassete pontos, contra doze da turma da polícia. Apesar do 1º de Agosto ter conseguido um parcial de 17-12, o equilíbrio prevaleceu em algumas etapas do desafio, tendo se registado duas igualdades (35-35 e 43-43).
Aliás, o rigoroso empate (43-43) registado ao fim do terceiro período atesta perfeitamente o equilíbrio que prevaleceu nesta etapa de jogo.
Com a Nacissela Maurício em sob rendimento, o jogo exterior do 1º de Agosto deixou de funcionar no quarto derradeiro e o Interclube explorou conveniente os erros sucessivos da equipa militar que se mostrou bastante permissível no ataque. Nacissela Maurício com um lançamento a longa distância reduziu a desvantagem para dois pontos (53-55), quando restavam 42 segundos para o fim da partida.
A extremo Nadir Manuel, que teve uma actuação discreta, fixou o resultado final em 53-56. A segunda mão da final da XXVIII edição da Taça de Angola acontece amanhã, no Pavilhão 28 de Fevereiro. Em caso de vitória do 1º de Agosto recorrer-se-á a uma finalíssima, desafio a ser jogado no sábado, num campo neutro.

REVELAÇÃO
Base Carlos Morais quer arrebatar troféu

O extremo base do Recreativo do Libolo, Carlos Morais, expressou em Sousse, a sua determinação em ajudar a equipa, na luta pela conquista da XXVIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, que decorre no Salle Olympique, na Tunísia.
Entrevistado pela Angop, após o triunfo sobre o Kano Pillars da Nigéria (80-57), para o jogo da quarta jornada, em que fez a sua estreia, o jogador afirmou estar presente com o principal propósito de dar o seu contributo para o êxito do grupo. 
«Estive ausente dos jogos passados por questões já conhecidas, sempre que for chamado pelo treinador, dou o meu contributo para os objectivos da equipa. Estou aqui para ajudar o grupo a atingir os objectivos preconizados e sempre que o treinador achar, devo fazer o possível para podermos obter a vitória», declarou.
Depois de três jogos, conforme o treinador Norberto Alves «para recuperar de uma pequena lesão», a entrada do «MVP» do último Afrobasket2013 veio galvanizar o grupo para as acções ofensivas.  Contribuíram para o avolumar do resultado do triunfo, os 14 pontos de Moses Sonco, ao passo que o maior reforço da época da formação da província do Kwanza- Sul, converteu nove. 

TAÇA DE CLUBES
Equipas angolanas cumprem objectivo

O 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo, representantes angolanos na fase final da XXVIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanas, prova a decorrer em Sousse, Tunísia, cumpriram o primeiro objectivo na fase preliminar, ao assegurar as respectivas passagens para os quartos-de-final.
Tal como se esperava, e apesar de terem disputado a fase preliminar inserida no mesmo Grupo (B), os angolanos não encontraram qualquer obstáculo para alcançar o passe para os quartos-de-final da XXVIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Ontem, na derradeira jornada da fase preliminar da aludida competição, os representantes angolanos venceram os respectivos adversários, e ocuparam os dois primeiros lugares do Grupo B. O 1º de Agosto bateu o Urunani do Burundi, por 101-58, ao passo que o Libolo derrotou o Al Ahly da Líbia, por 65-87.
1º de Agosto, actual campeão africano em título, dos cinco jogos,  somou quatro vitórias e, averbou apenas uma derrota, frente ao Kano Pillars da Nigéria, equipa que a formação do Recreativo do Libolo ganhou. Já os libolenses, a única derrota que obtiveram na fase preliminar foi diante do 1º de Agosto. Depois de terem materializado o primeiro objectivo, militares e libolenses começam a partir de hoje a projectar os quartos-de-final da XXVIII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.M.C
NACIONAL JOVEM
Porto do Lobito assume liderança

O Porto do Lobito venceu nesta segunda-feira o Progresso de Luanda, por 36-26, passou para a liderança dos campeonatos nacionais de basquetebol no escalão de iniciados, com seis pontos.
A equipa tem mais um jogo, em relação ao Petro de Luanda, que liderava à entrada da terceira jornada em masculino. Num jogo relativo à terceira ronda, em que as formações procuravam os dois pontos para alcançar os lugares do pódio, o conjunto lobitanga foi mais feliz, ao conseguir a vitória, que lhe permite assumir a liderança do campeonato.
Esta ronda teve, outros encontros importantes, como: 1º de Maio de Benguela-Petro do Huambo (33-36), o Sporting de Benguela-1º de Agosto (20-47), no que foi o primeiro triunfo da formação orientada por Miguel Lutonda. O «lanterna vermelha» da prova é o 1º de Maio de Benguela.