Africa Basquetebol

17 dezembro 2013

ANGOLA : Interclube e 1º de Agosto em confronto

                       
Militares e polícias voltam ao ‘duelo’ hoje à noite num prélio em que pode prevalecer o equilíbrio dado o potencial das duas equipas
Fotografia: Jornal dos Desportos
As formações seniores femininos de basquetebol do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube voltam a medir forças hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, em desafio a contar para a primeira mão da final da XXVIII edição da Taça de Angola.A equipa militar beneficiou da desistência da formação do Grupo Desportivo Juventude de Viana e carimbou o passe para a final da edição 28 da segunda maior competição da «bola ao cesto», a nível de senhoras.
Com os ordenados em atraso há catorze meses, as atletas do Grupo Desportivo Juventude de Viana decidiram não participar na prova, facto, que obrigou a direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol realizar a Taça de Angola com apenas três colectividades, designadamente, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube e Grupo Desportivo O Maculusso.Depois de vencer a turma da polícia na fase regular da aludida prova (62-57), a equipa militar vai tentar mais uma vez superar as arqui-rivais, combinado que foi «carrasco» do Clube Central das Forças Armadas Angolanas na final da Taça dos Clubes Campeões Africanos (61-60), que decorreu recentemente em Marrocos.
Aliás, a equipa do Interclube também superou o 1º de Agosto na Supertaça, disputada na província do Namibe, pelo que, a final da XXVIII edição da Taça de Angola serve de ajuste de contas.As pupilas de Aníbal Moreira vão aproveitar o factor casa, para mais uma vez ganhar as comandadas de Apolinário Paquete, que estão igualmente apostadas em arrebatar mais um troféu.O Pavilhão Victorino vai seguramente «escaldar» logo mais, dado que vão estar em confronto, duas das melhores equipas do país e do continente africano.
Melhor servida em termos de valores individuais, a equipa do Interclube vai procurar surpreender a formação militar, no seu reduto, a fim de abordar o prélio da segunda mão com maior naturalidade.A extremo Nacessila Maurício, que esteve muito aquém do seu rendimento habitual, durante à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, está praticamente recuperada, e deve fazer parte do cinco inicial da equipa militar.
O equilíbrio deve em princípio nortear o prélio de mais logo, sendo que a equipa que explorar convenientemente os erros do adversário, sai em vantagem.O Interclube deixou nas meias-finais O Maculusso.Entretanto, a segunda mão disputa-se a 19 do mês em curso, no Pavilhão 28 de Fevereiro. De acordo com os regulamentos da Taça de Angola, em caso de igualdade em termos de vitória, recorrer-se-à uma finalíssima num campo neutro, para se encontrar a equipa vencedora da XXVIII edição da Taça de Angola.

Crise no feminino
Nacional pode estar reduzido a três equipas

O Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino marcado para a cidade do Cuito, Bié, de 4 a 14 de Janeiro próximo, poderá contar com a participação de apenas três agremiações, ao contrário das quatro habituais.O Grupo Desportivo Juventude de Viana pode ser a grande ausente da edição 28 do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino.As atletas da agremiação estão há 14 meses sem receber salários, facto, que pode inviabilizar a participação do clube no Campeonato Nacional, com palco no Cuito.
De acordo com a chefe do departamento para o basquetebol do Grupo Desportivo Juventude de Viana, Helena Dizeko, caso a situação se mantiver, a ausência do clube será um facto consumado, depois de falhar na Taça de Angola. «Paralisamos as nossas actividades, devido a falta de pagamento de salários. Como sabe, as nossas atletas estão há 14 meses, daí que, entendemos não disputar a Taça de Angola, até à resolução do assunto.
Dependemos da Mecanagro, que é a nossa patrocinadora oficial, se eventualmente até Janeiro não for resolvido o problema do pagamento dos salários, não vamos disputar o Campeonato Nacional», revelou a chefe do departamento do Grupo Desportivo da Juventude de Viana.Caso se consuma a ausência da Juventude de Viana, o Campeonato Nacional passa a contar apenas com a participação do 1º de Agosto, Interclube e Grupo Desportivo O Maculusso.Entretanto, as inscrições para a competição terminam a 31 do mês em curso. M.C

Taça de Clubes
Formação militar garante passagem

A equipa de basquetebol do 1º de Agosto assegurou ontem a passagem para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, ao vencer ontem, no Pavilhão Salle Olímpico de Sousse, Tunísia, o Al Ahly da Líbia, por expressivos 103-50, em partida referente à quarta e penúltima jornada da fase preliminar do Grupo B.A formação da Líbia que até então liderava o Grupo B, com seis pontos, sucumbiu ante a classe dos actuais campeões africanos em título, que não concederam qualquer facilidade ao adversário durante os 40 minutos de jogo.
O resultado final (103-50) atesta perfeitamente a supremacia demonstrada pela equipa militar que na segunda jornada da fase preliminar perdeu frente ao Kano Pillars da Nigéria, por 73-75.Com a vitória assegurada, Paulo Macedo aproveitou e colocou em jogo os atletas menos utilizados, casos de Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Francisco Machado, Agostinho Coelho e Edson Ndoniema.
Apesar do desaire, o Al Ahly da Líbia também garantiu o apuramento aos quartos-de-final. Libolo e Kano Pillars defrontaram-se também ontem, mas até ao fecho da edição desconhecíamos o resultado final.No Grupo A, Sporting do Egipto e CSC da Argélia também passaram para os quartos-de-final. A competição prossegue hoje, com a disputa da última jornada da fase preliminar. MC