Africa Basquetebol

08 agosto 2013

MOÇAMBIQUE : AFROBASKET 2013 – Selecção nacional masculina estagia na Espanha


A SELECÇÃO Nacional de basquetebol seniores masculinos partiu ontem para Espanha, onde vai, durante pouco menos de duas semanas, cumprir um estágio pré-competitivo tendo em vista a sua participação no Afrobasket da Costa do Marfim, de 21 a 30 do mês em curso.
Maputo, Quinta-Feira, 8 de Agosto de 2013:: Notícias
 
A equipa moçambicana vai, naquele país europeu, efectuar jogos de controlo diante de algumas formações locais. Nessas partidas, a dupla técnica composta por Milagre Macome e José Delfim aproveitará para tirar ilações, ao detalhe, sobre a actual condição dos jogadores, sobretudo no que tange a componente táctica.
Ao longo de dois meses, o combinado nacional foi carregando baterias, privilegiando a componente física e técnica em território nacional, com treinos nos pavilhões do Desportivo e do Maxaquene, contando com um estágio na Suazilândia, de cerca de duas semanas, que já serviu para juntar o grupo e fazer dois jogos com a selecção local, que resultaram em vitórias para os comandados de Milagre.
Quando faltam duas semanas para o início da grande competição, que juntará a nata do basquetebol em Abidjan, viram-se totalmente para os aspectos tácticos. Os atletas serão postos à prova no que toca ao entrosamento nas mais variantes tácticas, embora a maior parte dos que defenderão as cores da bandeira nacional já tenham trabalhado com estes treinadores.
O facto da Selecção Nacional ser composta por jogadores que actuam juntos há bastante tempo, com destaque para a excelente presença nos Jogos Africanos, é uma vantagem. Fernando Manjate (Nandinho), Augusto Matos, Sílvio Letela, David Canivete, Custódio Muchate, Armando Batista e Octávio Magoliço, são alguns dos jogadores mais experientes, sendo que Ismael Nurmamad faz a sua estreia na turma moçambicana. O atleta do Ferroviário da Beira realizou um brilhante “Nacional” e mereceu a confiança da equipa técnica.
Para o estágio na Espanha, Milagre leva consigo 15 atletas, mas apenas 13 podem ser inscritos na prova. OS CONVOCADOS
Sílvio Letela, Fernando Manjate, Samora Mucavel, Stélio Nuila, André Velasco, Ismael Nurmamad, Armando Baptista, Carlos Marinze, Custódio Muchate, Hermenelindo Novela, Edson Monjane, Octávio Magoliço, Pio Matos, Augusto Matos e David Canivete. Fazem ainda parte da delegação, além dos técnicos já mencionados, João Chirindza, coordenador técnico e Amad Mogne, chefe da delegação.
Recordar que Moçambique fará parte do Grupo C juntamente com Angola, Cabo Verde e República Centro Africana. A Tunísia é a campeã em título.