Africa Basquetebol

08 agosto 2013

ANGOLA : Angolanas que jogam em França são mais-valia

Luanda - As atletas angolanas que actuam em França, nomeadamente Whitney Miguel e Clarisse Mpaka, são mais-valia para selecção nacional que vai disputar o Campeonato Africano (Afrobasket2013) de Maputo (Moçambique), de 20 a 29 de Setembro, afirmou hoje o treinador Aníbal Moreira.
 Falando hoje (quarta-feira) à Angop, no final da segunda sessão do dia, o técnico disse que as jogadoras estão a adaptar-se bem e serão uma grande ajuda na “luta” pela defesa do título africano.
“As duas jogadoras estão a se adaptar bem, vêm de um basquetebol diferente e mais evoluído, acredito que serão uma grande ajuda”, frisou.
O seleccionador informou que na Espanha, onde segue segunda-feira, pretende efectuar no mínimo oito jogos para potenciar as atletas de ritmo competitivo e permitir avaliação mais profunda.
“Devemos fazer no mínimo oito jogos, se fizermos 10 ou 12 será bom”, sublinhou. Informou que o cinco nacional joga diante das equipas de cadetes do Vila Clotilde e Petro de Luanda sexta e sábado, no pavilhão anexo da Cidadela.
Quanto à escolha das atletas para o estágio na Espanha, disse que leva um grupo que corresponde às expectativas e dá garantias para boa campanha. Lamentou a exclusão, forçada, de Rosa Gala que, na sua opinião, merecia viajar com o grupo para Europa. “É uma decisão da Fiba e ficamos a saber apenas hoje”, salientou.
 
No Afrobasket2013 a selecção nacional vai defender o título continental. Na primeira fase, no grupo B, vai defrontar as congéneres do Mali, Cabo Verde, Quénia, Nigéria e Camarões.