Africa Basquetebol

08 agosto 2013

ANGOLA : Selecções intensificam preparação

Luanda  - A menos de 15 dias da competição, é notável o desdobramento de equipas participantes ao Afrobasket2013 na realização de jogos de controlo com adversários teoricamente fortes, em busca de uma forma competitiva que lhes permita discutir, da melhor maneira possível, o título em posse da Tunísia. 
Com a mais recente vitória esta quarta-feira sobre a Venezuela (65-47), a selecção angolana, uma das favoritas a conquista do ceptro, acumulou o oitavo triunfo no estágio que efectua em Espanha, sendo o segundo diante deste adversário, e tem ainda agendado encontros com as universidades norte-americanas de Portland e Norte Carolina.
O conjunto nacional traçou como objectivo o resgate do ouro perdido em 2011, no Madagáscar, tendo para o efeito o seleccionador Paulo Macedo reintegrado no grupo o “veterano” experiente Carlos Almeida e Olímpio Cipriano (um dos melhores jogadores angolanos da actualidade), ambos ausentes da edição anterior, além de o país nacionalizar o norte-americano Reggie Moore.
Já a Nigéria, outra das principais concorrentes ao troféu, faz a última fase da preparação em Orlando, nos Estados Unidos da América, reforçada com atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Londres2012, com realce para Alfarouk Aminu, do New Orleans Hornets da NBA, Ike Diogu, que actua no Leones do Porto Rico, e Alade Aminu (Pinar Karsyaka da Turquia).
 A equipa começou a trabalhar em finais de Maio com 12 jogadores que actuam no país, dos quais resta somente o capitão Olumide Oyedeji, pois o seleccionador Ayo Bakare reformulou o grupo com os “estrangeiros”, baseando-se no “esqueleto” que esteve nas olimpíadas o ano transacto.
 Nos confrontos mais renhidos, os nigerianos perderam recentemente os três até então feitos diante da Venezuela, que já vem sendo o “suporte” das equipas africanas nesta etapa que antecede a 27ª edição do Afrobasket.
 Por seu turno, as selecções da Tunísia (campeã em título) e Côte d’Ivoire (anfitriã), ambas sérias candidatas, depois de se defrontarem (79-60), em amistoso, num torneio em Tunis, no qual esteve também o conjunto nacional da Arábia Saudita, tiveram em conta a necessidade de trabalhar fora das fronteiras africanas.
Sem grandes alterações no conjunto que conquistou o primeiro Ouro para o país, em 2011, no Madagáscar, os tunisinos deslocaram-se a Doha, onde em dois jogos diante da selecção do Qatar obtiveram vitórias (83-54) e (76-64), ao passo que os ivoirenses optaram por realizar a fase derradeira da preparação na cidade espanhola de Valência.
 Antes do embarque a Europa, a Côte d’Ivoire efectuou, em Abidjan, dois desafios com um misto de profissionais que actuam no seu campeonato e não defraudou, superando-o por (70-33) e (86-55).       
 A perseguir igualmente a mais importante taça do basquetebol africano a nível de selecções, o Senegal trabalha a algum tempo em solo francês, onde, entre outros jogos de controlo, “desfeiteou” por duas vezes a selecção de esperança deste país europeu.
 Os Camarões, contrariamente aos demais, está de regresso à casa, depois da tourné na China, onde averbou derrotas com o país anfitrião e Nova Zelândia, ganhando somente ao Canadá, por 82-75.
O afinar da “máquina” nesta altura é tão consensual, e chegou a abranger equipas que em função do seu histórico são tidas como “mera-participantes”.
 A República Centro Africana (RCA), adversária de Angola na fase de grupo (C), o Mali e o Burkina Faso, em estágio pré-competitivo em França, juntaram-se num torneio com os centro-africanos a darem boa conta de si, derrotando os opositores por (82-73) e (90-82), respectivamente.
Entretanto, a selecção de Cabo verde (outra opositora de Angola na série, juntamente a Moçambique) é das poucas que ainda não saiu do seu território, pois continua a se preparar, intercaladamente, nas localidades de Praia e Mindelo, onde tem como ponto alto dois testes em agenda com o conjunto universitário de Bridgewater State, dos EUA.
Em estágio no Marrocos, a selecção da Argélia perdeu o primeiro de dois amistosos a serem efectuados com a congénere local, por 88-93.
O Afrobasket2013 decorre de 20 a 31 deste mês, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, e os três primeiros classificados representam o continente no mundial de 2014, a realizar-se na Espanha.