Africa Basquetebol

01 agosto 2013

CABO VERDE ; Joel e Ivan Almeida dispensados dos “Tubarões Martelo”

Os irmãos Joel e Ivan Almeida, dois dos melhores basquetebolistas cabo-verdianos da actualidade, não viajaram com a selecção nacional para a ilha de São Vicente, onde se realiza na sexta-feira, 02, um amistoso com a equipa norte-americana de Bridgewater University. Enquanto Ivan foi dispensado para tratar assuntos pessoais relacionados com a sua futura equipa, o Lille Metropole de França, Joel Almeida ficou na Praia a recuperar as forças após os jogos do nacional.

Joel e Ivan Almeida dispensados dos “Tubarões Martelo”
Fontes deste jornal tinham avançado que na origem desta decisão estava um alegado desentendimento entre Ivan Almeida e Alex Nwora num dos treinos realizados na cidade da Praia, mas fonte próxima da selecção e da federação desmente categoricamente os factos.
Confirma que os dois craques crioulos foram dispensados, mas enquanto Ivan vai tratar de assuntos pessoais, Joel vai recuperar as forças após os jogos e os momentos conturbados, sobretudo com a confusão que se gerou no nacional de basquetebol.
Ivan Almeida viaja esta semana e deverá regressar dentro de poucos dias, mas não deverá chegar a tempo de participar no embate amistoso do próximo dia 5 de Agosto, com os universitários, na Praia. O certo, diz, é que ainda volta a tempo de se juntar à equipa de todos nós, antes da apresentação com o Misto da Praia, no dia 8, e da viagem para o Senegal, marcada para o dia 10 de Agosto e Costa do Marfim a 14 do mesmo mês.
Entretanto, Ivan Almeida estranha as especulações sobre desentendimento com o seleccionador, dizendo que Alex Nwora tem autonomia para convocar qualquer jogador que achar ser útil para os Tubarões Martelo. De qualquer forma, confirma a viagem para França no dia 3 de Agosto para assinar contrato com o Lille, mas diz que ainda espera que a Federação resolva o seu problema, para que o clube possa lhe dar autorização para jogar no Afrobasket.
Os “Tubarões Martelo” que já estão a treinar em São Vicente ainda não contam com o Viny Lima, que por causa de um problema no voo EUA/Praia, deverá juntar-se ao grupo no Mindelo mais tarde, mas dificilmente jogará com os universitários. Jeff Xavier e Bryan Rudolph são esperados na próxima segunda-feira.
Entretanto, à pré-selecção juntaram-se mais dois reforços: Densel Brito e Aaron, que jogam nos EUA. Também o Keven “Kony” Coronel (Académica do Mindelo) já está às ordens de Alex Nwora. A lista dos 12 convocados para a aventura na Costa do Marfim será conhecida depois do segundo jogo com a Bridgewater University, marcado para o dia 5 de Agosto.