Africa Basquetebol

12 junho 2013

CABO VERDE : Participação dos “Tubarões Martelo” no Afrobasket custa 30 mil contos

A ida das selecções masculina e feminina ao Afrobasket deste ano vai custar cerca de 30 mil contos aos cofres da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol. Enquanto os rapazes vão precisar de cerca de 20 mil contos para representar o país em Abidjan (Costa do Marfim), as meninas, por sua vez, vão gastar 10 mil contos para a aventura em Maputo (Moçambique). Neste momento, a FCBB avança que falta apenas mobilizar alguns recursos para a selecção feminina.

Participação dos “Tubarões Martelo” no Afrobasket custa 30 mil contos
Apesar desta diferença, quanto se sabe que a viagem para Moçambique é mais longa, Kitana Cabral aproveita para tirar qualquer dívida e diz que não há tratamento desigual em relação às duas selecções.
“Os jogadores da selecção masculina vêm de toda a parte e os custos são mais elevados, enquanto no basket feminino as seleccionadas concentram-se praticamente nos EUA, em Portugal e em Cabo Verde. Há uma diferença, mas o tratamento não é desigual em termos de alojamento e estágio”, tranquiliza Cabral.
Por outro lado, o presidente da FCBB garante que o acordo ora renovado com a CV Telecom vem cobrir pouco mais de 50 por cento das despesas para o Afrobasket. Entretanto, avança que ainda vai ter de mobilizar mais parcerias e apoios para a selecção feminina, que só no mês de Setembro viaja para Moçambique. “Mas a participação não está em causa”, garante.
Outra dúvida que persistia até agora era a continuidade do seleccionador dos “Tubarões Martelo” masculino, Alex Nwora. Mas esta terça-feira Kitana Cabral não só garantiu a continuidade do nigeriano pelo menos até o Afrobasket, como também diz que a equipa técnica, formada ainda por Tó Tavares, será reforçada com Claude Constantino (Director Técnico), ele que é um grande conhecedor do basquetebol cabo-verdiano e um dos “gurus” da bola ao cesto em África.
Relativamente à preparação dos “Tubarões Martelo”, o presidente da FCBB informa que a partir de 1 de Julho a selecção masculina concentra-se na cidade da Praia. Neste momento, Kitana Cabral diz que o estágio nas Canárias não está confirmado, mas os rapazes poderão participar em outros torneios e amigáveis.
Mas já está confirmado um jogo de apresentação no dia 1 ou 2 de Agosto, em São Vicente e outro no dia 3 ou 4 do mesmo mês, na Praia. Depois disso os rapazes seguem viagem para Abidjan para participar no torneio de 20 a 31 de Agosto. Já a selecção feminina concentra-se em finais de Julho na cidade da Praia. O Afrobasket feminino acontece no mês de Setembro.