Africa Basquetebol

07 junho 2013

ANGOLA : Pré-selecção faz exames médicos

                       
Preparação para o Afrobasket da Costa do Marfim arrancou ontem na Clínica Fisioluanda
Fotografia: Jornal dos Desportos
Os integrantes da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos começaram a ser “inspeccionados” ontem, na clínica FisioLuanda, no âmbito da sua participação na XXVII edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim.
Depois de terem sido remarcados os indispensáveis exames para a próxima segunda-feira, em virtude da tramitação das questões administrativas, ontem, o corpo médico da Selecção Nacional, liderado pelo doutor Agostinho Matamba, decidiu dar início à “inspecção” dos pré-seleccionados, para se aferir o estado de saúde de cada atleta.

“Depois de algumas remarcações decidimos finalmente começar ontem os exames médicos dos pré-seleccionados e até aqui não temos qualquer caso que possa preocupar o seleccionador nacional”, asseverou Agostinho Matamba.
De acordo com o programa, os exames médicos estendem-se até ao dia 15 do mês em curso, dado que alguns dos pré-seleccionados se encontram no exterior do país em gozo de férias, casos de Armando Costa, Paulo Santana e Carlos Morais.

Os decacampeões africanos embarcam no dia 16 para a província do Bié, a fim de darem início ao trabalho de campo. Os pupilos de Paulo Macedo deixam a cidade do Cuito no dia 23, rumando para a província de Benguela, onde vão trabalhar durante uma semana.
O regresso à capital do país está marcado para o dia 30, altura em que o cinco nacional segue viagem para Espanha, palco do estágio pré-competitivo.
Dos 21 atletas pré-seleccionados, apenas 15 devem seguir viagem a Espanha, onde estão previstos oito a dez jogos de controlo, antes da disputa da fase final do Campeonato Africano das Nações, prova selectiva ao Campeonato do Mundo, que se disputa em Espanha em 2014.
Na Espanha estão confirmados os embates frente às selecções da Eslovénia e Croácia.
Atletas pré-seleccionados para o Afrobasket da Costa do Marfim: Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas, Milton Barros, Valdelício Joaquim e Yanick Moreira.

Integração
Pedro Santos reforça selecção

Pedro Santos vai reforçar o corpo médico da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação na XXVII edição do Afrobasket da Costa do Marfim, como preparador físico.
O novo preparador físico substituiu Jaime Prado e foi apresentado quarta-feira última aos jogadores e equipa técnica que estiveram reunidos com a direcção da FAB, para tratarem do dossier Afrobasket/2013.
Agostinho Matamba, médico, António Manuel e Henrique Neves, como fisioterapeutas, para além do preparador físico, Pedro Santos, fazem parte do corpo clínico da Selecção Nacional. Mário Abílio é o seccionista/estatístico.M.C

Afrobasket

Estreantes prometem empenho na preparação

Hermenegildo Santos, Edmir Lucas e Mutu Fonseca, atletas que integram pela primeira vez a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, prometeram empenhar-se de corpo e alma durante o período de preparação, visando o Campeonato Africano das Nações, para continuarem a merecer a confiança do seleccionador nacional, Paulo Macedo.
O base Hermenegildo Santos, atleta que completa 23 anos de idade a 16 de Agosto próximo, em declarações ao Jornal dos Desportos assegurou que vai trabalhar para figurar entre os 15 que seguem viagem para Espanha, numa primeira fase e posteriormente lutar para constar da lista definitiva de Paulo Macedo.
Depois de ter brilhado ao serviço do 1º de Agosto, onde ajudou a sua equipa a conquistar cinco troféus durante a época desportiva 2012/2013, Gildo, como é conhecido nas lides da “bola ao cesto”, tenciona disputar o seu primeiro Afrobasket, apesar de reconhecer a grande concorrência que tem na posição um (base), onde pontificam nomes como Armando Costa, Milton Barros e Paulo Santana.
“Para mim é uma grande satisfação fazer parte desta pré-selecção. Agora vou trabalhar tal como tenho feito até aqui porque quero disputar o meu primeiro Afrobasket. Estou consciente das dificuldades para figurar na lista dos 12, isto naturalmente em face das qualidades dos meus colegas”, reconheceu o jogador.
O mesmo pensamento é partilhado por Edmir Lucas (extremo), que completa 20 anos de idade a 15 de Julho próximo.
“Depois de fazer parte da selecção de sub-20, sempre almejei a selecção principal e graças a Deus esta oportunidade chegou e não vou deixá-la escapar”, assegurou o jovem atleta que se sagrou campeão nacional com a formação do 1º de Agosto.
Mutu Fonseca, poste do Recreativo do Libolo, tenciona igualmente figurar da lista definitiva de Paulo Macedo, depois de ter representado a selecção B que disputou os Jogos Panafricanos de Maputo em 2011.
“Vou trabalhar bastante porque o meu objectivo é disputar o Campeonato Africano das Nações”, disse.M.C