Africa Basquetebol

05 junho 2013

ANGOLA : Decacampeões africanos definem data dos exames

                       
Cinco nacional projecta o resgate do título perdido em 2011
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) remarcou para segunda-feira o início dos exames médicos, da pré-selecção nacional da modalidade que projecta a sua participação na XXVII edição do Campeonato Africano das Nações, competição a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, de acordo com Agostinho Matamba, médico do cinco nacional.
Os indispensáveis exames médicos estavam inicialmente previstos para a última segunda-feira mas, questões relacionadas com tramitações administrativas forçaram a realização dos testes, que servem para aferir o estado de saúde dos 21 atletas pré-seleccionados para a “operação” Costa do Marfim.
“Decidimos remarcar o início dos exames médicos para a próxima segunda-feira, dia dez do mês em curso, porque esta semana vai estar inteiramente dedicada à resolução de questões administrativas”, garantiu Agostinho Matamba, médico dos decacampeões africanos.
De acordo com o médico, a remarcação dos exames em nada vai atrapalhar o programa previamente elaborado pela equipa que definiu o dia 15 para o arranque dos trabalhos de campo na província do Bié.
Hoje, a partir das 17h00, os 19 dos 21 atletas convocados para o Campeonato Africano das Nações, Vulgo Afrobasket, reúnem-se com o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, encontro a realizar-se numa das salas do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva.
Valdelício Joaquim e Yanick Moreira, atletas que militam nos Estados Unidos da América, vão falhar à reunião, em virtude de não terem escalado ainda a capital do país.
Questões contratuais bem como o programa de preparação vão seguramente dominar a agenda do conclave, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
Sob batuta de Paulo Macedo, a Selecção Nacional vai dar início a sua preparação na província do Bié, depois passa por Benguela e Luanda, antes de rumar para Espanha, palco do estágio pré-competitivo. No Reino de Espanha estão previstos oito a dez jogos de controlo. Angola figura no Grupo C, ao lado das selecções de Cabo verde, Moçambique e República Centro Africana.

AFROBASKET
Moreira observa potenciais reforços

O técnico principal da Selecção Nacional de Basquetebol sénior Feminina, Aníbal Moreira, realiza a derradeira fase de observação às atletas com potencial para integrar o grupo que vai trabalhar com vista a disputa do Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket), a decorrer em Setembro do ano em curso, na capital moçambicana, Maputo.
De acordo com o técnico, a equipa tem como base o leque de atletas com quem conquistou a última edição da referida competição, cujo palco teve lugar em 2011 na capital do Mali, Bamaco, mas, o facto de algumas atletas alegarem indisponibilidade urge a necessidade de se fazer, com antecedência, a prospecção de novos valores ao nível dos cubes que disputam o torneio de abertura.
Aníbal Moreira informou que os exames médicos devem, a princípio, ser efectuados logo após a convocatória, prevista para os primeiros dias da segunda quinzena do presente, por isso, apela as atletas a terem muitas cautelas para evitarem lesões que possam afectar de modo negativo a constituição de uma equipa coesa na busca da revalidação do título continental.
Em declarações a nossa reportagem, o técnico preferiu não adiantar muitos pormenores sobre o programa de preparação, ao afirmar que a federação tem uma agenda que permite potenciar a equipa.
Aníbal Moreira está ciente de que Angola é o alvo a bater, na medida em que, segundo as informações, existe a pretensão, por parte das selecções mais cotadas, tais como a Nigéria, Egipto e o Mali, de retirar o prestigioso título, razão pela qual tem em mente a necessidade de um esforço adicional, a partir dos incentivos às integrantes da equipa.
Hélder Jeremias

RESCISÂO
Técnico Ginguba confirma saída

O técnico angolano, Alberto de Carvalho “Ginguba”, que na recém terminada época desportiva conduziu a formação do Interclube ao quarto lugar da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket) confirmou ontem, a sua saída do comando técnico da turma da Polícia.
A direcção do Interclube vai oficializar nos próximos dias, em conferência de imprensa, a saída do técnico angolano, que em princípio, deve ser substituído pelo português Alberto Babo, técnico que já orientou por duas épocas o Petro de Luanda, segundo apurou o Jornal dos Desportos.
“Confirmo a minha saída do comando técnico do Interclube, porque em princípio, vou ocupar outras funções”, confirmou o técnico que “ofereceu” o nono título africano a Selecção Nacional.
Questionado sobre o seu substituto, Ginguba “afirmou que desconhece o nome do futuro técnico”. A reportagem do Jornal dos Desportos procurou ouvir o director para o basquetebol daquela colectividade, António Camuluj, mas, fomos mal sucedidos.
M.C