Africa Basquetebol

08 junho 2013

ANGOLA : Expediente burocrático está no fim

                       
Assinatura de compromisso de honra acontece brevemente
Fotografia: Jornal dos Desportos
As tramitações de questões administrativas da comitiva angolana, que projecta com todos os cuidados a fase final do Afrobasket da Costa do Marfim, a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, estão em fase de conclusão, de acordo com a Isabel Major, secretária-geral da Federação Angolana de Basquetebol.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, a executiva da FAB, afirmou que durante a semana concluíram-se praticamente todas as questões administrativas, incluindo o seguro de todos os integrantes da pré-selecção nacional.
“Estamos a trabalhar em ritmo acelerado, como sabe, esta semana dedicamo-nos às questões administrativas e estamos nesta a altura a tratar dos seguros de todos os integrantes da comitiva angolana”. 
Segundo ainda Isabel Major, nos próximos dias dá-se início a assinatura de compromissos de honra, assegurou que até ao dia 16 do mês em curso, data marcada para o embarque do combinado nacional para a província do Bié, tudo vai estar tratado.
“Estamos a dar todos os passos possíveis e imaginários para que até ao dia 16 tudo esteja acautelado para que o grupo trabalhe sem qualquer sobressalto”, garantiu a secretária-geral da Federação Angolana de Basquetebol.
Questionada sobre a data provável da chegada dos dois atletas que militam nos Estados Unidos da América, nomeadamente, Yanick Moreira e Valdelício Joaquim, a executiva da FAB limitou-se apenas a dizer que a direcção da federação está a encetar contactos com as respectivas Universidades, para se encontrar um denominador comum.
“Como sabe no período de verão realizam-se vários exames e como não queremos prejudicar a situação académica dos nossos jogadores vamos procurar encontrar uma data que lhes seja favorável ”, disse Isabel Major.
Os exames médicos arrancaram na quinta-feira, estão a ser realizados na clínica Fisioluanda.
O combinado nacional vai trabalhar nas províncias do Bié e Benguela, posteriormente seguem para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo.
Paulo Macedo chamou os seguintes atletas: Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano, Roberto Fortes, Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas, Milton Barros, Valdelício Joaquim e Yanick Moreira. 
Angola integra o grupo C do Afrobasket2013, com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana (RCA). A Tunísia é a actual campeã africana.

Afrobasket
Miller realça evolução dos adversários

O poste da Selecção Nacional Felizardo Ambrósio (campeão africano) alertou que Angola deve encarar os adversários da primeira fase do Afrobasket 2013 com muita responsabilidade, para evitar surpresas, uma vez que as outras equipas estão a trabalhar bastante.
O jogador ao falar a Angop, acrescentou ser a selecção “alvo a abater”, pois os adversários pretendem contrariar o favoritismo dos vice-campeões africanos.
Apontou a República Centro Africana como principal opositor na primeira fase, fruto da experiência e nível dos seus jogadores, maioritariamente a jogarem em França, com destaque para o base-extremo Romain Sato, do Fenerbahçe da Turquia.
Disse que Cabo Verde, surpreendeu em 2007, em Angola, também tem uma “palavra” a dizer no grupo C, torna-se imprevisível o desfecho da primeira fase.
“Conheço bem Cabo Verde, tem jogadores experientes como Rodrigo Mascarenhas, Mário Correia e Marcos Houtman que podem fazer a diferença”, por isso temos que ter cuidado”, frisou o basquetebolista de 2,02 metros.
Felizardo Ambrósio, de 25 anos de idade, não descurou a selecção moçambicana, também integrante do grupo C, apontou como uma das equipas que mais evoluiu nos últimos anos e destacou ainda o seu poderio físico.
No entanto, refere que se Angola trabalhar bem e entrar concentrada nos jogos passa às fases seguintes com tranquilidade.
Quanto à sua integração no grupo de trabalho o jogador, que terminou o BAI Basket lesionado, com uma tendinite no joelho esquerdo, explicou que continua a fazer tratamento e aguarda o aval dos especialistas.

Categoria
Francisco Tando ascende no apito

O árbitro angolano, Francisco Tando, ascendeu à categoria internacional, depois de submetido a um refrescamento de 28 a 30 de Maio último, na capital moçambicana, Maputo.
Fernando Pacheco “Baganha” e Clésio Francisco renovaram as respectivas carteiras internacionais.
Com a ascensão de Francisco Tando o quadro de árbitros internacionais subiu para seis, número considerado inferior, a julgar pelo prestígio que o basquetebol angolano granjeou nos últimos 22 anos.
Possuem carteira internacional os árbitros: Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha”, António Bernardo, David Manuel, Clésio Francisco e Francisco Tando.
Domingos Simão retirou-se da arbitragem no final da época recém terminada.