Africa Basquetebol

06 junho 2013

ANGOLA : Afrobasket 2013 - Novatos querem impor-se ante veteranos

Luanda - Os jogadores chamados pela primeira vez na selecção principal de basquetebol sénior masculina acreditam que podem ficar entre os 12 escolhidos para disputar o Afrobasket2013, a ser disputado de 20 a 30 de Agosto, na Cote d'Ivoire, mas admitem que será difícil concorrer com atletas mais experientes.
Trata-se de Islando Manuel, Hermenegildo Santos, Edimir Lucas (1º de Agosto) e Mutu Fonseca (Libolo), que em declarações à Angop falaram sobre a sua primeira presença na convocatória da selecção AA.
Os atletas reconheceram ser difícil estar no Afrobasket2013, tendo em conta a experiência dos outros jogadores, mas mostraram-se confiantes numa provável escolha.
Islando Manuel, que representou as selecções sub-18, sub-20 e B (Jogos Panafricanos), disse que o seleccionador teve confiança em si devido o desempenho na temporada 2012/13, durante a qual conquistou os campeonatos africano de clubes e nacional e prometeu trabalhar para estar no Afrobasket2013.
De 22 anos (1,94 cm), o extremo acredita que pode disputar, em 2013, o seu primeiro Afrobasket.
“Não há lugares cativos na selecção, vamos todos trabalhar para convencer a equipa técnica e se eu for seleccionado estarei pronto para dar o meu contributo”, frisou uma das grandes revelações do campeonato nacional.
Com o mesmo pensamento está o seu colega de equipa Hermenegildo Santos, vice-campeão africano de júnior e medalha de bronze nos Jogos Panafricanos, que também foi convocado pela primeira vez. O base de 23 anos disse que o único pensamento é disputar o africano em Abidjan.
“Estar aqui para mim é uma grande satisfação, significa que o meu trabalho está a ser reconhecido. Vou tentar manter o mesmo nível para ajudar a selecção sempre que for chamado”, garantiu o jogador de 1,88 metros.
De acordo com Edimir Lucas, o mais novo entre os pré-convocados (19 anos), estar no lote dos 21 já é uma honra, uma vez que num curto espaço de tempo sagrou-se campeão pelo 1º de Agosto e foi chamado para selecção de sub-20 que disputou os jogos da SADC.
O extremo de 1,93 metros, que também actua a base, disse estar preparado para qualquer decisão do seleccionador, mas adianta que não vai facilitar, se empenhando para estar entre os 12 para o Afrobasket2013.
“Estive na Zâmbia com a selecção de sub-20 e a equipa técnica gostou muito do meu trabalho, fui um dos líderes da equipa e estive bem a nível individual. Sinto-me preparado para fazer o mesmo na equipa principal, mas vai depender do treinador”, referiu.
Edimir Lucas, que fez a sua formação desportiva na Inglaterra, disse ainda que o facto de ser o jogador mais novo pode jogar a seu favor, dando exemplo da equipa do 1º de Agosto. “Dava energia na equipa quando saia do banco, por causa da idade os meus colegas esperavam muito de mim e eu tentava sempre corresponder”, salientou, sublinhando que o estágio será determinante.
Por sua vez, o poste Mutu Fonseca, de 23 anos de idade, definiu a presença no Afrobasket2013 como seu principal objectivo. Disse que respeita a concorrência, citando jogadores experientes como Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio e Valdelício Joaquim, que já disputaram o campeonato africano, mas que vai trabalhar para convencer o técnico.
No entanto, o jogador que esteve na pré-selecção para os Jogos Panafricanos e lesionou-se no estágio em Espanha, adianta que, independentemente de lutar para estar entre os 12, o facto de trabalhar com jogadores mais experientes vai ajuda-lo a evoluir.
 O extremo-poste do Libolo António Monteiro integra também pela primeira vez uma pré-selecção AA.
Eis os convocados por Paulo Macedo: Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes. Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas, Milton Barros, Valdelício Joaquim e Yanick Moreira.
 
Angola integra o grupo C do Afrobasket2013, com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana (RCA). A Tunísia é a campeã em título.