Africa Basquetebol

04 junho 2013

ANGOLA : Exames médicos sofrem adiamento

                       
Pré-selecção nacional vai entrar em actividade de campo depois de superar os pendentes ligados aos atletas
Fotografia: Jornal dos Desportos
A tramitação de questões administrativas forçou  ontem o adiamento do arranque dos exames médicos da pré-selecção nacional, que projecta o Campeonato Africano das Nações de Basquetebol  em seniores masculino (Afrobasket), prova a decorrer de 20 a 31 de Agosto próximo, na Costa do Marfim, de acordo com Agostinho Matamba, médico do cinco nacional.

 Em declarações ao Jornal dos Desportos, o médico da Selecção Nacional assegurou que os indispensáveis exames médicos, que em princípio deviam começar ontem, vão arrancar tão logo sejam concluídas as tramitações administrativas.
“De facto não arrancamos hoje (ontem) com a bateria dos exames médicos, tal como estava previsto no programa, em virtude de algumas tramitações administrativas. Amanhã (hoje) vou   precisar-lhe  quando exactamente daremos início aos exames médicos”, asseverou Agostinho Matamba.
Depois da realização dos exames médicos, a pré-selecção nacional, agora sob batuta do técnico angolano, Paulo Macedo, segue viagem a 16 do mês em curso, para o Bié, onde dá início a sua preparação, com vista ao Afrobasket  da Costa do Marfim.
No Cuito, capital da província do Bié, os decacampeões africanos vão permanecer por  um período de uma semana, e  rumar  posteriormente para a província de Benguela. Na cidade mãe das cidades (Benguela), os pupilos de Paulo Macedo vão trabalhar igualmente por um período de uma seman
O cinco nacional regressa à capital do país no dia 30 do mês em curso, para dias depois seguir viagem para o Reino de Espanha, palco do estágio pré-competitivo.
Entretanto, dos 21 atletas convocados para a “operação” Costa do Marfim, apenas 15 seguem para a Europa, onde estão previstos oito a dez jogos de controlo.
Estão já confirmados os amigáveis com as selecções da Croácia, Eslovénia e Venezuela, de acordo com Paulo Alexandre Madeira, presidente de direcção da Federação Angolana de Basquetebol.
De acordo com o programa de preparação dos decacampeões africanos estão igualmente previstos jogos com equipas da Liga ACB de Espanha.Angola figura no Grupo C da XXVII edição do Afrobasket, ao lado das selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana.