Africa Basquetebol

03 junho 2013

ANGOLA : Yanick Moreira pronto para primeiro africano

Luanda - O poste angolano Yanick Moreira (2,11 metros), a jogar nos Estados Unidos, disse estar pronto para conquistar um lugar entre os 12 jogadores que vão representar o país no Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculinos (Afrobasket2013), a ter lugar de 20 a 30 de Agosto, na Cote d'Ivoire.
Falando à Angop, a partir dos EUA, sobre a sua presença na convocatória divulgada quinta-feira, o jogador mostrou-se satisfeito por merecer a confiança da equipa técnica e disse estar preparado para fazer parte dos escolhidos para competição, apesar de reconhecer a concorrência na sua posição.
“Estou pronto para disputar o meu primeiro Afrobasket, peço apenas oportunidades”, frisou o basquetebolista que completa 22 anos em Julho deste ano.
 Informou que deverá juntar-se ao grupo de trabalho em Luanda, sem especificar a data.
 Quanto a sua “aventura” na América, onde se encontra também a estudar, referiu que está a correr muito bem, tanto a nível académico como desportivo, realçando o facto de ser treinado, na próxima temporada, por Larry Brown, técnico campeão da NBA pelos Detroit Pistons (2004) e que já treinou, entre outras “estrelas”, Jason Kid, Chauncey Billups e Allen Iverson.
 O poste, que iniciou sua carreira no 1º de Agosto, foi vice-campeão africano de juniores e disputou o mundial da categoria na Nova Zelândia. Foi convocado para selecção principal na preparação para o torneio pré-olímpico, mas esteve indisponível por razões académicas.
 Depois de dois anos na equipa de South Plains College (Junior College – NJCCA), Yanick Moreira, de 2,11 metros, vai representar esta temporada a formação do SMU Mustang's (Universidade Metodista).
 Numa lista de 150 jogadores, o angolano terminou na primeira posição, sendo a primeira escolha da Southern Methodist University (Universidade Metodista do Sul), para próxima época, orientada pelo categorizado técnico norte-americano Larry Brown.
 
Eis os convocados por Paulo Macedo:
Armando Costa, Carlos Almeida, Edmir Lucas, Felizardo Ambrósio, Hermenegildo Santos, Islando Manuel, Joaquim Gomes "Kikas", Reggie Moore, António Monteiro, Edson Ndoniema, Muto Fonseca, Olímpio Cipriano e Roberto Fortes.Carlos Morais, Divaldo Mbunga, Leonel Paulo, Paulo Santana, Eduardo Mingas, Milton Barros, Valdelício Joaquim e Yanick Moreira completam a lista.

Angola integra o grupo C do Afrobasket2013 com as selecções de Cabo Verde, Moçambique e República Centro Africana (RCA). A Tunísia é a campeã em título.

8 Comments:

Enviar um comentário

<< Home