Africa Basquetebol

02 junho 2013

ANGOLA : Aníbal Moreira reitera o desejo de revalidar o título

                       
Prova devia contar com a participação da selecção nacional de Moçambique
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal da Selecção Nacional de Basquetebol sénior feminina, Aníbal Moreira, exaltou o potencial das atletas angolanas na  revalidação do título do Campeonato Africano de Basquetebol da categoria (Afrobasket), cuja XXIV edição tem como palco a capital de Moçambique, Maputo, em Setembro deste ano.

Abordado pelo Jornal dos Desportos, a propósito do sorteio da prova, Aníbal Moreira considerou “difícil” o grupo de Angola (B), em que estão inseridos o Mali, Nigéria, Camarões, Quénia e Cabo Verde, mas sublinhou que, na qualidade de detentor do título, o combinado nacional deve encarar a primeira fase com optimismo e dedicação.

Segundo o técnico, a fase de grupo não constitui muita preocupação, porque, à excepção da Nigéria e do Mali, as demais equipas estão ao alcance de Angola.
Contudo, afirmou ser necessário que, nesta fase, Angola vença o maior número de jogos para evitar o cruzamento com equipas mais difíceis nos quartos de final.

Quanto a preparação, Aníbal Moreira garantiu que vai trabalhar com as atletas para qualquer eventualidade.
Depois da bem sucedida campanha que culminou com o ouro africano em Bamako, capital do Mali, Aníbal Moreira está ciente da responsabilidade que pesa sobre si, contudo, mostra-se confiante numa boa prestação no país irmão do índico, em função   das disponibilidades e das condições de trabalho necessárias por parte da Federação Angolana de Basquetebol.
Quanto à disponibilidade do grosso de atletas com o qual competiu na edição passada, Aníbal Moreira frisou que o facto  da preparação só iniciar na segunda quinzena deste mês, permite augurar a  presença da maioria, já que o tempo é suficiente para a recuperação das questões clínicas.
“Os nossos objectivos estão bem definidos, pois quem ostenta o título continental não pode ir para a competição a pensar noutra coisa. Acreditamos que as nossas atletas têm o potencial para corresponderem com as aspirações da nação, mas isto passa por uma preparação cuidadosa e da resolução de todas as questões pendentes. De resto, a direcção da federação tem uma visão clara neste sentido e julgamos que tudo vai ser feito a preceito”, almejou Aníbal Moreira.
 
Heja Sport vence no LubangoA formação do Heja Sport conquistou sexta-feira o torneio de basquetebol em cadetes masculino realizado por alusão do 90º aniversário da fundação da cidade do Lubango (31 de Maio), ao vencer o Núcleo Março, por 61-21. Na terceira posição ficou o Sporting do Lubango, que venceu o Desportivo da Huíla por falta de comparência. Somente o primeiro classificado teve direito a um troféu, entregue pela associação provincial de basquetebol.