Africa Basquetebol

17 janeiro 2013

ANGOLA : Policias procuram contornar militares


Equipa de Apolinário Paquete procura vencer hoje no seu campo
Fotografia: Jornal dos Desportos

Os amantes da “bola ao cesto” deslocam-se hoje ao pavilhão 28 de Fevereiro, onde, a partir das 18h00, o Interclube recebe o 1º de Agosto para a disputa do segundo jogo da final do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino.
Depois vencerem o jogo da primeira mão, realizado na última terça-feira, no pavilhão do Codenm, em que a equipa da Polícia Nacional consentiu a derrota por 64-52, as comandadas de Aníbal Moreira estão mais galvanizadas para obter o segundo triunfo e erguer o troféu que há três épocas consecutivas permanece na galeria do Rocha Pinto. Apesar da equipa do Rio Seco estar a viver um bom momento de forma, vai ter de interpretar melhor o sistema defensivo e impedir a facilidade com que a equipa adversária chegou ao último reduto no primeiro jogo.
A jogar diante do seu público, as pupilas de Apolinário Paquete vão procurar redimir-se e forçar a realização do terceiro jogo. Movidas pela ansiedade de continuar a ostentar a titularidade nacional, as senhoras da Polícia Nacional prometem entrar com maior seriedade, não obstante reconhecerem a ascendência das adversárias, quer em termos tácticos, quer do ponto de vista técnico, em que se destacam as atletas Finesa Eusébio, Nachissela Maurício, Felizarda Jorge, Deolinda Gimo e Dumitila Ventura, que evidenciam elevados índices na finalização.
O dia de ontem foi aproveitado pelas “polícias” para estancar as vulnerabilidades que estiveram na base das duas últimas derrotas frente às mesmas adversárias. Na final da sessão de treino na manhã de ontem, Apolinário Paquete mostrou-se confiante na capacidade das suas atletas de impedir que as adversárias levem o troféu. O técnico da equipa da Polícia Nacional considera a vitória um “imperativo”, apesar da equipa adversária estar mais “motivada”. “A revalidação do título ainda está ao nosso alcance; vamos procurar forçar o terceiro jogo e depois trabalhar em prol de tal objectivo”, disse.
O técnico do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, refere que o facto da sua equipa ser muito homogénea transmite-lhe confiança. “Ainda nada está concluído, cumprimos uma fase do nosso projecto e vamos trabalhar com mais esmero para que o 1º de Agosto proporcione grande alegria à vasta legião de adeptos”, disse. O Desportivo do Maculusso ficou na terceira posição ao vencer na terça-feira, por 61-39, o Juventude de Viana, quarto classificado.