Africa Basquetebol

10 janeiro 2013

ANGOLA : 1º de Agosto derrota Inter e termina fase regular na 1ª posição do nacional

Luanda - A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto terminou esta quarta-feira, em Luanda, a fase regular do campeonato nacional de basquetebol da categoria na 1ª posição da tabela classificativa, com 10 pontos, fruto da vitória sobre o Interclube, por 64-54, em jogo da sétima e última jornada disputado no pavilhão 28 de Fevereiro.
As militares, que vinham de um ponto de desvantagem em relação as polícias, foram determinadas ao triunfarem por mais de nove pontos (10), resultado que necessitavam para desarmarem a liderança da prova, as campeãs nacionais que ostentavam com 9,fruto da vitória conseguida no reduto das rubro e negras, por 56-47.
O desafio inicial com certo domínio das anfitriãs que através do dinamismo que apresentavam obrigavam as visitantes a recuarem as suas jogadas de ataque, mercê disso, a sua base Catarina Camufal aproveitava a fragilidade adversária e convertia vários lances das linhas dos três pontos.
Em resposta, neste período foi notório a entregue da extrema poste do 1º de Agosto Nacissela Maurício que com os seus movimentos ofuscava a defensiva contrária, finalizava inúmeros lances dos três pontos, mas assim foi insuficiente para evitar a derrota no primeiro quarto (15-16).
As pupilas de Aníbal Moreira mantiveram-se persistentes, pressionando a formação do Ministério do Interior, aproveitando a desconcentração no plantel para igualarem o marcador no segundo tempo, por 29-29, resultado que se registou até ao intervalo.
Na etapa complementar, o duelo ainda era caracterizado com algum equilíbrio, mas o 1º de Agosto que apresentava-se mais firme na execução da defesa a zona, mostrava firmeza na finalização e adiantou-se no placar por três pontos de diferença (66-63) no terceiro período do encontro.
No quarto período e último dez minutos da partida, o factor experiência foi muito preponderante para a conquista dos dois pontos, o 1º de Agosto, embora, com alguma pressa que levavam na construção das jogadas, acabavam com êxito os seus ataques exteriores, no qual Nacissela Maurício, que obteve sete ressaltos defensivos foi a melhor cestinha com 20 pontos.
Duas horas antes deste desafio para a mesma ronda, o Desportivo do Maculusso suplantou o Juventude de Viana por 63-46.
Na classificação geral, o 1º de Agosto termina no primeiro lugar com 10 pontos, os mesmos que o Interclube, segundo colocado, o Desportivo do Maculusso é terceira posicionada com 9 pontos, ao passo que o Juventude de Viana com sete pontos quedou-se no último lugar da tabela.
As meias-finais, a realizarem-se em sistema cruzado, estão inicialmente previstas para esta sexta-feira, no pavilhão do Rio Seco.