Africa Basquetebol

07 janeiro 2013

ANGOLA : "Militares" batem Libolo numa partida equilibrada


Equipa do Rio Seco superior nas tabelas

Fotografia: JA
O campeão africano em título, 1º de Agosto, venceu o Recreativo do Libolo, campeão nacional, por 84-82, em partida de acerto da terceira jornada da fase regular do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, Bai-Basket, disputada sábado no pavilhão do clube “militar”.
No primeiro período, a equipa da casa começou bem, contando com o apoio do seu público, que lotou por completo o recinto, o que era previsível, dado o quilate do adversário. Esta condição não inibiu a formação de Calulo, que a meio do quarto inicial conseguiu equilibrar a contenda (15-15). Mas, no final, a vantagem coube aos “militares”, que venceram por uma margem de dois pontos (20-18). No segundo período esperava-se pelo mesmo equilíbrio, mas assistiu-se a um basquetebol incaracterístico, com muitos falhanços, protagonizados por ambas equipas. Nesta fase, o Libolo contou com a inspiração do extremo Olímpio Cipriano, que ajudou a sua equipa a vencer no parcial por 21-14, que consequentemente permitiu aos jogadores orientados de Luís Magalhães irem para o intervalo com uma vantagem de cinco pontos (34-39).
Paulo Macedo aproveitou o descanso para rever a sua estratégia atacante e defensiva. Os rubro e negros conseguiram marcar 29 pontos e sofreram 26, num período mais concretizador para os campeões africanos. O 1º de Agosto voltou a vencer o quarto e último período de jogo por 21-17 e confirmou a vitória por apenas dois pontos (84-82).
De realçar que, nos últimos 30 segundos, as duas equipas estavam empatadas a dois pontos, mas o 1º de Agosto impôs a sua força.
No campo do Dream Space, o Petro de Luanda não conseguiu travar o bom momento de forma do Interclube, que deste modo manteve a liderança do “nacional” da bola ao cesto, agora com 18 pontos, seguido pelo 1º de Agosto com 15. Os “tricolores” foram incapazes de conservar a vantagem no último quarto e perderam por 98-101.
Amanhã, o Petro de Luanda e o 1º de Agosto disputam um encontro, também para acerto de calendário, no recinto do Dream Space.