Africa Basquetebol

04 janeiro 2013

MOÇAMBIQUE : “Nacional” de femininos arranca a 30 de Janeiro


O CAMPEONATO Nacional de Básquete, em seniores femininos, arranca no dia 30 do mês corrente. A prova devia ter se realizado em Dezembro último, mas foi adiada por motivos organizacionais.
Maputo, Sexta-Feira, 4 de Janeiro de 2013:: Notícias

O “nacional” será outra vez realizado na cidade de Maputo, mais concretamente no pavilhão do Desportivo, mesmo palco da edição passada, e tem o seu término previsto para 3 de Fevereiro.
A competição contará com a presença de equipas provenientes da cidade de Maputo, Sofala, Zambézia e Inhambane. No entanto, até este momento estão confirmados apenas os nomes das formações que representarão a capital do país, a saber: Liga Muçulmana (campeã da cidade), A Politécnica “A” (vice-campeã), Ferroviário e Costa do Sol. Trata-se, portanto, dos primeiros quatro classificados do Campeonato da Cidade de Maputo.
Entretanto, nos próximos dias devem ficar conhecidos os nomes das equipas idas das províncias.
A Liga Muçulmana, actual detentora do título, é a principal candidata a conquistar o troféu. Na época passada bateu na final a A Politécnica “A” e é bem provável que nesta edição a luta pelo “canecão” volte a ser entre estas duas formações que até trazem do ano passado triunfos além-fronteiras que os podem catapultar para um duelo interessante agora intramuros.
A Liga Muçulmana conquistou a Taça dos Campeões Africanos, enquanto a A Politécnica “A” venceu pela segunda vez consecutiva o torneio das Universíadas.
A anteceder o “nacional” de seniores femininos, realiza-se entre os dias 19 e 27 o de juniores no Chimoio, província de Manica.
No próximo mês será a vez dos juvenis entrarem em acção em Tete.