Africa Basquetebol

07 janeiro 2013

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro preparam clássico


A liderança da prova nacional está com o Interclube
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto e Petro de Luanda disputam amanhã no Dream Space, em Kikuxi, Viana, o último jogo de atraso do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino. Os militares e petrolíferos encontram-se depois da final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, disputada em Malabo, Guiné Equatorial.
O ajuste de contas vai estar na quadra. A vitória militar, arrancada com sacrifício a partir do final do terceiro quarto, vai ser justificada perante os adeptos das duas equipas. A boa fase da equipa liderada por Paulo Macedo é um trunfo que pode ofuscar a intenção do técnico camaronês Ondingo.
Depois de um arranque auspicioso na prova, os petrolíferos enfrentam dificuldades, o que se tem repercutido nas derrotas diante dos adversários do seu quilate. A última derrota do Petro de Luanda, no último sábado para acerto de calendário da prova nacional, diante do Interclube de Alberto Carvalho por 96-101, em casa, prova o quanto vai mal a equipa do Eixo-viário.
Por seu turno, o seu adversário de amanhã, o 1º de Agosto, despachou também no mesmo dia o Recreativo de Libolo, de Luís Magalhães, por 84-82, numa partida equilibrada desde o início do jogo. A vitória moralizante dos militares, também para acerto de calendário, é uma vantagem que pode ajudar a derrotar os petrolíferos, que atravessam má fase competitiva. Com a derrota diante dos polícias, os petrolíferos continuam a meio da tabela, enquanto a equipa do Rocha Pinto é líder da competição com 18 pontos. O 1º de Agosto e Recreativo de Libolo continuam na peugada dos jovens polícias.