Africa Basquetebol

03 janeiro 2013

ANGOLA : Actual momento preocupa Muandumba

Gonçalves Muandumba toma decisão depois das audiências.
Fotografia: Jornal dos Desportos
O ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, recebe hoje, numa das salas de conferências do Ministério, em audiências separadas, a comissão que dirigiu o processo eleitoral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e cabeças das listas A, B e C, disse António Muaxilela, director do Centro de Documentação do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD). António Muaxilela disse que o governante está preocupado com a crise que se instalou na Federação, onde após a eleição uma das listas interpôs uma providência cautelar, alegando irregularidades.

A Comissão Eleitoral que dirigiu o processo é liderada por Cardoso de Lima e é recebida às 10h00. Duas horas depois, Muandumba recebe o representante da lista A, Conceição Sampaio, que conseguiu apenas quatro votos. Às 14h00, o ministro Muandumba recebe o representante da Lista B, Paulo Madeira, que arrecadou 20 votos e é tida como vencedora. O dia de audiências fecha com a recepção ao representante da lista C, António Henriques da Silva, que conseguiu 16 votos e que fez um pedido de impugnação, que levou o tribunal a interpor a providência cautelar.

Depois das audiências o ministro deve pronunciar-se sobre as incidências do processo que preocupa a família da modalidade. As eleições realizaram-se a 8 de Dezembro, com a participação das três listas, e dias depois, a lista C de António Henriques da Silva apresentou ao gabinete jurídico do MINJUD um pedido de impugnação do processo, que culminou com a providência cautelar interposta pelo Tribunal Provincial de Luanda. Em causa estão os eleitores nas províncias do Bié e Benguela. Dos sete clubes do Bié apenas um tinha direito a voto, segundo Bi Figueiredo, membro da lista C, que citou um comunicado assinado pelo director dos Desportos daquela província.

Vitória Atlético do Bié, Benfica do Andulo, Sporting da Catabola, Recreativo do Kuinga, Desportivo da Camacupa e Jask, de acordo com a fonte, não praticam basquetebol e o Jask nem sequer está registado na Direcção Provincial dos Desportos como clube. Bi Figueiredo sublinhou que as instituições com votos válidos são o Sporting Petróleos do Bié e a associação provincial. Em Benguela também houve irregularidades. A Casa do Pessoal do Porto do Lobito não estava legal, à altura da votação, uma vez que não realizou a assembleia de renovação de mandatos, enquanto a Baía Farta, da mesma província, é apenas núcleo. A lista C acusa a FAB de cúmplice nas irregularidades denunciadas, pelo facto de se tratar do órgão que de início fornece a lista dos clubes à comissão eleitoral.