Africa Basquetebol

05 janeiro 2013

ANGOLA : Candidatos mantêm discurso no encontro com Muandumba


Encontros com Henriques da Silva, Conceição Sampaio e Paulo Madeira decorreram em separado na sala de reuniões do Ministério
Fotografia: Jornal dos Desportos
Devido ao impasse que se regista na Federação Angolana de Basquetebol, numa altura em que o caso está entregue ao tribunal, o ministro da Juventude e Desportos reuniu quinta-feira em separado com a comissão eleitoral e os três candidatos à direcção da FAB. Após a audiência com o titular dos Desportos, os três candidatos apresentaram à imprensa o seu ponto de vista. A candidata da lista A, Conceição Sampaio, defendeu que a solução para ultrapassar o impasse é a anulação das eleições. E enquanto se apura a verdade dos factos por via de um inquérito é constituída uma comissão de gestão e quando as condições estiverem criadas, realizam-se novas eleições.

Paulo Madeira, líder da lista B e declarado vencedor do pleito realizado a 8 de Dezembro, lembrou que ainda não há anulação das eleições mas sim uma providência cautelar que impediu a sua equipa de tomar posse como vencedora. “Nós continuamos a ser os vencedores. Estamos judicialmente a recorrer dessa sentença da providência cautelar”, sublinhou. O terceiro concorrente, António Henriques da Silva (lista C), que somou quatro votos a menos que o vencedor, ressaltou para a necessidade da sensatez e responsabilidade que o assunto obriga às partes envolvidas.
“Estas soluções passam pela sensatez e pela responsabilidade que recai sobre todos nós. E naturalmente, na fase em que nos encontramos, é preciso que haja uma certa contenção na divulgação desse quadro, pois a sensibilidade do momento assim o exige”, salientou. Após o anúncio dos resultados do pleito, que ditaram Paulo Madeira vencedor, com 20 votos, contra 16 de António Silva e quatro de Conceição Sampaio, o candidato da lista C apontou irregularidades em certos círculos eleitorais. De seguida foi desencadeado um processo que levou o Tribunal Provincial de Luanda a impedir a posse da equipa vencedora através de uma providência cautelar. As irregularidades evocadas têm como substância a inclusão nos votantes de clubes que a lista C diz não existirem.

Sub-18
Bié cria condições para organizar provas

A província do Bié está a preparar as condições para a realização dos campeonatos nacionais de sub-18, em ambos os sexos. A confirmação é do presidente da Associação Provincial, Rufino Paulo Príncipe. “Já temos o aval do governo da província e estamos a trabalhar nos últimos detalhes para que a mesma seja um êxito. Nós, como associação, temos a nossa responsabilidade na organização da prova e tudo estamos a fazer para termos as condições técnicas e de alojamento interno asseguradas”, disse. A prova está marcada para o período que vai de 22 de Janeiro a 3 de Fevereiro e tem como palco principal o pavilhão do Sporting do Bié. A organização informa que se aguarda a confirmação das equipas que vão intervir no certame.
A província vai competir com quatro equipas, sendo duas em masculinos e duas femininas, em representação dos clubes Sporting do Bié e Vitória Atlético Clube. A novidade, em princípio, pode ser a participação nestes campeonatos do Sporting do Andulo, que já fez a sua inscrição junto da Federação Angolana de Basquetebol. Caso seja um facto, a equipa do município do Andulo, que tem como presidente o jornalista Fernando Chicapa, vai competir com um conjunto masculino.
João Constantino, no Cuito

Iniciados
Benguela está pronta para os campeonatos


As condições para a realização dos campeonatos nacionais de basquetebol em iniciados femininos e masculinos, que hoje arrancam na cidade de Benguela, estão criadas, disse o presidente da Associação Provincial de Basquetebol (APBB), Júlio Paiva “Julinho”. Aquele dirigente disse que a sociedade benguelense esmerou-se, de forma que tudo corra a contento. Em competição estão os petizes a ensaiarem os primeiros passos na actividade federativa. “Apesar de se tratar de um escalão inferior, no que diz respeito à hierarquia do regime federativo, a organização quer proporcionar uma atenção especial às crianças para que ganhem o gosto pela modalidade e serem uma mais-valia no futuro”, disse. O presidente da APBB aproveitou o momento para desmentir rumores que davam como certo o adiamento da prova em função da crise administrativa reinante na direcção da Federação Angolana da modalidade (FAB), resultante de um processo eleitoral impugnado por um dos concorrentes.

“O facto não tem nada a ver com a realização da prova que há muito foi programada. Os clubes e as associações, bem como as entidades afins, foram informadas a tempo e não há motivos suficientes para se adiar um evento só porque alguém não tomou posse. Os regulamentos são claros, na ausência de um, os outros, desde que estejam legais, devem assumir e prosseguir os trabalhos”, precisou. A par das formações da Casa do Pessoal do Porto do Lobito, Sporting de Benguela, Inter de Benguela e 1º de Maio de Benguela, em ambas as classes, espera-se a participação de representantes do Huambo, Bié, Huíla, Luanda e Malange. A reunião técnica realizou-se por volta das 18h30 de quinta-feira, numa das unidades hoteleiras de Benguela. Júlio Gaiano, em Benguela