Africa Basquetebol

06 janeiro 2013

ANGOLA : Praticantes crescem na Huíla


A Associação da Huíla aposta nos municípios
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) está apostada em aumentar o número de praticantes nos municípios locais e contribuir para a divulgação da modalidade na província. O secretário-geral da Associação de Basquetebol da Huíla, Diogo Rodrigues, afirmou ao Jornal dos Desportos que para a expansão da modalidade nos municípios existe um projecto para a época desportiva de 2013, para o qual foi criado um grupo de acompanhamento encarregado de avaliar as infra-estruturas existentes para a prática do basquetebol.
Diogo Rodrigues assegurou que a preocupação da associação estende-se a outros municípios, depois de trabalho realizado com entidades dos municípios da Chibia e Jamba. “Estamos preocupados com o município da Humpata, Quilengues e Matala, de quem recebemos garantias de apoio das autoridades administrativas locais. Queremos aumentar o número de praticantes”, disse. A partir do primeiro trimestre deste ano, a associação vai realizar visitas de constatação a esses municípios para avaliar as infra-estruturas existentes para a prática do basquetebol, bem como a qualidade dos quadros, muitos dos quais são professores de educação física.
A associação de basquetebol da Huíla pretende reformular os seus Estatutos em obediência ao Regime Jurídico das Associações Desportivas e ajustá-los aos da Federação Angolana de Basquetebol. Diogo Rodrigues assegura que há “uma grande disparidade”. O responsável afirmou que o novo elenco, eleito há quatro meses, liderado por Henriques Albano, dá prioridade no ano corrente à reorganização administrativa da associação. “Queremos ter uma associação organizada e que os clubes a vejam como uma estrutura funcional que quer o desenvolvimento do basquetebol, não apenas na sede da província, mas em toda a região”, disse.