Africa Basquetebol

08 novembro 2012

ANGOLA : Militares ganham novo fôlego com regresso de Hermenegildo


Militares ultimam preparativos antes da viagem para o Cuito
Fotografia: Jornal dos Desportos
O base do 1º de Agosto Hermenegildo Santos, que tinha sido afastado da equipa por motivos de saúde, reintegrou ontem o grupo de trabalhos e viaja na sexta-feira para o Cuito, Bié, palco da XX edição da Supertaça Wlademiro Romero. O facto foi anunciado ontem ao Jornal dos Desportos pelo técnico principal da equipa, Paulo Macedo, que se mostrou satisfeito pela reintegração do jovem promissor, que brilhou no Zonal VI de Maputo, competição em que a equipa militar carimbou o passe para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Durante o Zonal de Maputo, foi diagnosticada ao atleta uma patologia que o obrigaria a ficar três meses fora das quadras. O jovem atleta foi reavaliado em Lisboa e autorizado a regressar às quadras. “O Hermenegildo Santos já regressou ao país, depois de ter estado em Lisboa, onde foi reavaliado.Felizmente, está tudo bem com o nosso atleta e ontem mesmo trabalhou com o resto do grupo”, disse Paulo Macedo, que vê a posição 1 mais reforçada com a integração do jovem jogador.
Hoje, a equipa militar volta a trabalhar no Pavilhão do CODENM, para ensaiar as últimas estratégias, tendo em atenção o desafio de amanhã, frente ao Recreativo do Libolo, para a final da Supertaça Wlademiro Romero, que abre a temporada 2012/2013. A viagem para o palco da competição acontece amanhã, dia do jogo. Questionado sobre um eventual desgaste físico, fruto da viagem, Paulo Macedo afirmou “que os atletas terão tempo suficiente para recuperar, já que a viagem tem a duração de pouco menos de uma hora”. Com a reintegração do base Hermenegildo Santos, a única preocupação passa a ser o internacional cabo-verdiano Mário Correia, que vai mesmo falhar a final da Supertaça devido a questões burocráticas.

JOGOS DA SADC
Pré-selecções começam a preparação

As pré-selecções nacionais de basquetebol de sub-20, em ambas classes, dão início hoje, no campo do Ine Marista, à preparação para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a disputarem-se de 4 a 17 de Dezembro próximo, em Lusaka, Zâmbia. O campo do INE Marista acolhe os treinos pelo do Pavilhão Principal da Cidadela Desporto e o Anexo número dois em obras. As duas equipas técnicas (masculina e feminina) solicitaram à direcção da Federação Angolana de Basquetebol um estágio pré-competitivo em Espanha, antes de rumarem para o local da competição. Elvino Dias, seleccionador masculino, já assumiu a reconquista do título, ao passo que Elisa Pires, técnicos da equipa feminina, prometeu lutar para chegar ao pódio.

Eis a composição das duas selecções: - Masculina - Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanga, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernandes e Edmir Lucas (todos do 1º de Agosto); Joaquim Pedro e Joel Francisco (Petro); N’gombo Rogério e Godalfim Pedro (Interclube); Moussa Kaba e Fidel Cabita (ASA); Benvindo Quimbamba (Cduan), Erickson Rafael Barros Fortes Silva (Sport Lisboa e Benfica) e Adilson Paulo (Lusíada). Femininos: Analzira Américo, Helena Zumo, Luyana Filipe e Vitória da Cruz (1º de Agosto); Francisca Mateus, Cénia Cazua e Elisabete Mateus (Interclube); Helena Viegas e Madalena Valentin (Juventude de Viana); Rosa Gala (Benfica do Lubango), Artemis Afonso (Associação Viegas de Portuga); Rosemira Daniel (Inter de Benguela); Feliciana Massaqui e Duneth Elsa (Maculusso). MC