Africa Basquetebol

04 novembro 2012

ANGOLA : Selecções preparam jogos da SADC


Exames médicos dominam a primeira semana de preparação
Fotografia: Jornal dos Desportos
As selecções nacionais feminina e masculina de sub-20 convocadas na última sexta-feira, para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), de 4 a 17 de Dezembro próximo, na Zâmbia, concentram-se amanhã, a partir das 16h00, na sede da Federação Angolana de Basquetebol, a fim de tomarem conhecimento do plano de preparação. Para a “operação” Zâmbia, Elvino Dias, seleccionador nacional de sub-20, em masculinos, chamou 18 atletas, com destaque para Erickson Rafael Barros Fortes Silva, que actua no Sport Lisboa e Benfica.

A formação do 1º de Agosto forneceu à selecção nacional nove atletas, contra dois do Petro de Luanda, Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA). Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (CDUAN) deu apenas um atleta, o mesmo que o Clube Desportivo Universidade Lusíada de Angola. Elisa Pires, seleccionadora nacional de sub-20, em femininos, convocou para os Jogos da SADC 16 atletas. 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube e Grupo Desportivo O Maculusso forneceram cada um, três atletas. Nuno Teixeira vai chefiar a delegação masculina, ao passo que a antiga internacional angolana, Maria Judith Barbosa Afonso, vai liderar a selecção feminina.
Eis a composição das duas selecções. Masculinos: Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanga, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernandes e Edmir Lucas (todos do 1º de Agosto); Joaquim Pedro e Joel Francisco (Petro); N´gombo Rogério e Godalfim Pedro (Interclube); Moussa Kaba e Fidel Cabita (ASA); Benvindo Quimbamba (Cduan), Erickson Rafael Barros Fortes Silva (Sport Lisboa e Benfica) e Adilson Paulo (Lusíada). Femininos: Analzira Américo, Helena Zumo, Luyana Filipe e Vitória da Cruz (1º de Agosto); Francisca Mateus, Cénia Cazua e Elisabete Mateus (Interclube); Helena Viegas e Madalena Valentin (Juventude de Viana); Rosa Gala (Benfica do Lubango), Artemis Afonso (Associação Viegas de Portuga); Rosemira Daniel (Inter de Benguela); Feliciana Massaqui e Duneth Elsa (Maculusso).

BAI Basket
Huíla quer disputar “Nacional”


A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) procura apoios junto das instituições governamentais e privadas no sentido de colocar uma equipa do escalão sénior masculino e feminino nos Campeonatos Nacionais da modalidade. O secretário-geral da associação, Diogo Rodrigues Gomes, sustentou que foi criado um misto formado por atletas locais que participam actualmente no campeonato provincial de basquetebol que decorre desde o passado mês de Setembro. O objectivo da criação do misto em seniores masculinos visa preparar a equipa com fundamentos técnicos competitivos aceitáveis para representar condignamente a província na Taça de Angola.
Diogo Rodrigues Gomes afirmou que é uma das prioridades do elenco liderado por Henriques Albano colocar uma equipa nas competições de seniores em ambos sexos. “É intenção dos membros da associação, ter de volta uma equipa sénior masculino e feminina a competir no Campeonato Nacional. Por isso, estamos a envidar esforços junto dos principais clubes sobretudo Clube Desportivo da Huíla (CDH) que já teve uma equipa sénior e o Benfica Petróleos do Lubango para no presente ano inscrever equipas seniores para participar principalmente na Taça de Angola”, anunciou
O responsável associativo disse que a participação da província com uma formação de basquetebol na Taça de Angola vai servir de ensaio para que no próximo ano possa surgir no campeonato uma equipa masculina e feminina em seniores. A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla tem 600 atletas nas categorias de iniciados, cadetes, juniores e seniores em ambos os sexos representando o Benfica Petróleos do Lubango (iniciados, cadetes e juniores em femininos), CDH (com equipas em masculino), o Clube da Chibia, (masculino e feminino), a Heja Sport Clube (masculino e feminino em formação), Sporting Clube do Lubango (masculino e feminino), Ferroviário da Huíla que voltou a reaparecer com uma formação em iniciados masculinos, Grupo Desportivo do Tchioco em seniores e o Misto da Huíla. Gaudêncio
Hamelay, no Lubango

RETIRADA

Associação Lutonda organiza uma marcha

A Associação Miguel Lutonda (AML) realiza no dia 17 deste mês, em Luanda, uma marcha para marcar o fim de carreira do antigo jogador do 1º de Agosto e da Selecção Nacional de basquetebol, Miguel Lutonda, que ocorreu em Outubro passado. De acordo com o presidente da associação, Frederico Paulo, que prestou a informação à Angop, a marcha, que começa no Largo do 1º de Maio e termina no Pavilhão do Rio Seco, conta com a presença de membros da Associação Miguel Lutonda e fãs do campeão africano. Miguel Lutonda, um dos melhores jogadores angolanos de todos os tempos, abandonou as quadras esta época, com 40 anos. A convite da formação do 1º de Agosto vai representar ainda o clube na Taça de África dos Clubes Campeões este mês. Fundada a 18 de Junho de 2011, a Associação Miguel Lutonda tem como objectivo promover a vida e obra de Lutonda, realizar actividades culturais, desportivas e recreativas com a finalidade de arrecadar bens para lares, hospitais e similares.

BREVE
Kilamba recebe torneio Street Basket

A Centralidade do Kilamba acolhe hoje, a segunda edição do Torneio Streek Basket, uma organização da Associação Provincial da Basquetebol de Luanda em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos. Depois do sucesso do primeiro torneio, onde participaram 900 crianças, em ambos os sexos, Alberto de Carvalho “Ginguba” acredita que hoje, os números podemultrapassar as 900 crianças.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home