Africa Basquetebol

06 novembro 2012

ANGOLA : Petro e Interclube disputam Play Off


Equipas procuram primeiro troféu da época desportiva 2012/2013 que se espera bastante emotiva
Fotografia: Jornal dos Desportos
Petro de Luanda e Interclube defrontam-se hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, para a final dos play-off do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos, à melhor de três.Depois de ter eliminado, nas meias-finais, a modesta formação do Progresso do Sambizanga, o Interclube procura, logo mais, alcançar a primeira vitória, que os pode relançar para a conquista do referido troféu.

Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal do Interclube, que já assumiu a luta pela conquista do Campeonato Nacional de Basquetebol, tenciona começar com vitória os play-off do Provincial. Esta manhã, a equipa da Polícia realiza o último ensaio antes do jogo. Transições rápidas defesa-ataque e circulação da bola em todas as áreas de jogo vão dominar a sessão.
“Vamos jogar em casa e seria bom que começássemos a vencer. Estamos a preparar-nos de forma afincada porque queremos conquistar o nosso primeiro troféu da época desportiva 2012/2013”, asseverou o técnico da equipa da Polícia Nacional.O base Milton Barros, adoentado, e o poste Eduardo Mingas, a recuperar de uma lesão, constituem as principais preocupações.
“O Milton Barros tem estado afastado do grupo devido a doença, mas, graças a Deus, ele tem melhorado bastante e pode dar a sua ajuda à equipa. O Mingas também está limitado, mas mostrou-se disponível para nos ajudar amanhã (hoje) ”, disse o técnico.O Petro de Luanda, que afastou nas meias-finais o poderoso 1º de Agosto, viaja para o Pavilhão 28 de Fevereiro com os índices motivacionais elevados.
Sem o poste Miguel Kiala, a recuperar de forma satisfatória de uma intervenção cirúrgica no joelho directo no fim da época transacta, o técnico camaronês Lazare Adingonou pode contar com a maior parte das suas estrelas para o desafio desta noite.Aguarda-se um duelo interessante entre Edmundo Ventura, base do Interclube, e Paulo Santana, base do Petro, jogadores que têm a missão de conduzir o jogo ofensivo das respectivas equipas.

FIM DE ESTÁGIO
Libolo regressa hoje ao país


A equipa sénior masculina Recreativo do Libolo regressa hoje ao país, depois de ter cumprido um estágio pré-competitivo em Lisboa, visando a época desportiva 2012/2013.Em terras lusas, os actuais campeões nacionais em título realizaram vários jogos de controlo com equipas locais, que serviram para o técnico Raul Duarte tirar algumas ilações do seu plantel.
O grémio de Calulo deve seguir viagem esta quinta-feira para o Cuito, capital do Bié, onde, na sexta-feira, defronta a formação do 1º de Agosto, para a final da XX edição da Supertaça Wlademiro Romero, que marca a abertura oficial da época desportiva 2012/2013.Os libolenses pretendem conquistar a sua segunda Supertaça Wlademiro Romero, depois de a terem vencido na temporada transacta.

DESPORTO UNIVERSITÁRIO
Lusíada e UPRA dominam prova


Universidade Lusíada de Angola e Faculdade de Ciências lideram de forma isolada as séries A e B do campeonato universitário de futsal edição 2012/201, ambas com seis pontos.Na última sexta-feira, a Lusíada derrotou a Universidade Jean Piaget, por 6-3, numa partida em que foi superior ao seu opositor que teve de se render ao talento da equipa vencedora.A Faculdade de Ciências cilindrou a de Ciências Sociais, por 12-2. A UNIA venceu por falta de comparência (10-0) a Faculdade de Medicina.
A Universidade Privada de Angola, segunda classificada da série B, com quatro pontos, derrotou a Faculdade de Ciências, por 5-2.A UNIA ocupa o segundo lugar da série A, com cinco pontos. O campeonato universitário de futsal volta a movimentar este fim-de-semana a quadra de São Domingos.

JOGOS DA SADC
Elvino Dias define objectivos


O seleccionador nacional de basquetebol de sub-20 em masculinos, Elvino Dias, afirmou ontem ao Jornal dos Desportos que Angola vai lutar pelo título de campeã dos Jogos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer de 4 a 17 de Dezembro próximo, em Lusaka, capital da Zâmbia.Depois da conquista da medalha de ouro em 2010, na Suazilândia, Elvino Dias espera repetir a proeza na presente edição dos jogos.
“O nosso objectivo já está definido, que é a reconquista do título. Somos os actuais campeões e queremos manter o troféu”, asseverou o seleccionador nacional de sub-20.Ontem, a pré-selecção nacional concentrou-sea na sede da Federação Angolana de Basquetebol, no Complexo da Cidadela Desportiva.
O seleccionador nacional deu a conhecer aos seus pupilos o plano de preparação para os Jogos da SADC. De acordo com Elvino Dias, o cinco nacional pode realizar um estágio pré-competitivo em Espanha, antes seguir para o palco da competição.“A federação está a envidar esforços para nos proporcionar um estágio pré-competitivo. Caso a FAB não nos consiga oferecer um estágio, faremos a nossa preparação no país sem qualquer constrangimento”.
Elvino Dias afirmou, por outro lado, que vão aproveitar os 20 dias que têm pela frente para preparar o grupo. Dos 18 atletas convocados para “operação” Zâmbia, seis actuam em equipas que disputam o Nacional de basuqtebol.A pré-selecção feminina de sub-20, que projecta igualmente os Jogos da SADC, também se concentrou ontem.