Africa Basquetebol

05 novembro 2012

ANGOLA : Selecções estão concentradas


Atletas concentrados para preparação dos jogos da África Austral que se realizam no próximo mês de Dezembro na cidade de Lusaka

Fotografia: Paulo Mulaza
As selecções nacionais masculina e feminina de sub-20, concentram-se hoje, às 16h00, na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), onde é abordado o plano de preparação para os Jogos da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), de 4 a 17 de Dezembro próximo, na Zâmbia.
As Selecções Nacionais entram na competição com o objectivo de revalidar o título conquistado na ultimação edição disputada na Suazilândia, em 2012, onde Angola ocupou o quarto lugar no quadro geral de medalhas, com quatro de ouro, uma de prata e igual número em bronze.
Elvino Dias, seleccionador nacional masculinos, chamou 18 atletas, com o 1º de Agosto a fornecer o maior número de atletas, um total de nove atletas. O Petro de Luanda, Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA) fornecem dois jogadores cada, enquanto o Clube Desportivo Universidade Agostinho Neto (CDUAN) deu apenas um atleta, o mesmo que o Clube Desportivo Universidade Lusíada de Angola.
Dos convocados, o destaque recai para a chamada de Erickson Rafael Barros Fortes Silva, que actua no Sport Lisboa e Benfica.
Elisa Pires, seleccionadora nacional de sub-20, em femininos, convocou para os Jogos da SADC 16 atletas. 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube e Grupo Desportivo do Maculusso forneceram cada um, três atletas. Nuno Teixeira vai chefiar a delegação masculina, ao passo que a antiga internacional angolana, Maria Judite Barbosa Afonso, vai liderar a selecção feminina.Eis a composição das duas selecções. Masculinos:
Ivanádio Menezes, Mieze Francisco, José Kipanga, Joel Domingos, Reginaldo Kanza, Fernando Kambuando, Carlos Cabral, Joel Fernandes e Edmir Lucas (todos do 1º de Agosto); Joaquim Pedro e Joel Francisco (Petro); N´gombo Rogério e Godalfim Pedro (Interclube); Moussa Kaba e Fidel Cabita (ASA); Benvindo Quimbamba (Cduan), Erickson Rafael Barros Fortes Silva (Sport Lisboa e Benfica) e Adilson Paulo (Lusíada).
Femininos: Analzira Américo, Helena Zumo, Luyana Filipe e Vitória da Cruz (1º de Agosto); Francisca Mateus, Cénia Cazua e Elisabete Mateus (Interclube); Helena Viegas e Madalena Valentin (Juventude de Viana); Rosa Gala (Benfica do Lubango), Artemis Afonso (Associação Viegas de Portuga); Rosemira Daniel (Inter de Benguela); Feliciana Massaqui e Duneth Elsa (Maculusso).