Africa Basquetebol

04 novembro 2012

ANGOLA : Associação de Luanda e Minjud promevem Torneio Street Basket


Petizes acorreram em massa na primeira actividade
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o propósito de incutir o gosto pela modalidade nos petizes, a Associação Provincial de Basquetebol de Luanda (APBL) em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) está a promover um torneio de basquetebol de rua envolvendo crianças dos dez aos 16 anos de idade, em ambos os sexos. O projecto, numa primeira fase, vai abranger apenas duas das 18 províncias do país, designadamente Luanda e Benguela, de acordo com o coordenador técnico, Alberto de Carvalho “Ginguba”, ele que também é técnico da formação do Grupo Desportivo Interclube.
O certame teve início no último domingo, no município de Belas, mais concretamente no projecto Nova Vida, com a participação de nove centenas de petizes, em ambos os sexos, número que deixa perplexa a organização do projecto que conta com o apoio incondicional do Kero. “Devo dizer que este é um projecto que surgiu a partir de uma conversa de café, como soe dizer-se, e graças a Deus conseguimos um patrocinador que é o Kero que felizmente conseguiu tornar o nosso sonho realidade. O pontapé de saída aconteceu no passado domingo, em que conseguimos reunir no projecto Nova Vida 900 crianças. Foi fantástica a nossa primeira actividade.”
Alberto de Carvalho “Ginguba” mostrou-se surpreendido pela positiva, em face da participação maciça das crianças, que responderam positivamente à iniciativa da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda em conjunto com o Ministério da Juventude e Desportos. O projecto enquadra-se ainda no relançamento da modalidade, daí que as partes envolventes (Associação de Luanda, Minjud e Kero) não pouparam esforços em responderem positivamente à iniciativa. “A nossa ideia é também relançarmos o basquetebol e pelo movimento que tivemos ficámos com a nítida sensação que o basquetebol é uma modalidade querida entre os angolanos”, assegurou o coordenador técnico.
Entretanto, amanhã, dia 4, a nova centralidade do Kilamba acolhe o segundo torneio de basquetebol de rua, três contra três. No total serão realizados sete torneios, sendo seis a nível da capital, Luanda, e um na cidade do Lobito, província de Benguela. A partir de 2013 o projecto que visa o resgaste da prática da modalidade será extensivo às demais províncias, segundo disse Alberto de Carvalho “Ginguba”.
“Nós estamos a trabalhar no sentido de fazermos chegar este projecto a todas as províncias do país. Temos conhecimeno que existem zonas do nosso país que tinham uma certa tradição a nivel da “bola ao cesto” mas que por falta de incentivo, hoje a modalidade desapareceu. Com esta iniciativa pretendemos incentivar estas pessoas a apostarem no basquetebol”, disse. As equipas estão divididas em grupos de quatro, em que vão jogar todas contra todas a uma volta. As partidas têm a duração de 15 minutos.

Mini Basket

Projecto prevê abertura de escolas

Street Basket, um projecto da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda em parceria com o Ministério da Juventude e Desportos, prevê igualmente a abertura de escolas de mini basket a nível dos municípios da capital do país. De acordo com o coordenador técnic, só com este tipo de iniciativas se pode resgastar a mística do basquetebol angolano. “O nosso projecto prevê também abertura de escolas de mimi basket em todos os municípios da capital do país, numa primeira fase. Porque só com a criação de escolas é que as nossas crianças vão aumentar ainda mais o gosto pela modalidade.”
Para a consumação desta pretensão a organização está a envolver atletas de referência do nosso basquetebol, casos de Eduardo Mingas, Milton Barros, Miguel Pontes Lutondo, Gerson Monteiro, Victor Rafael de Carvalho, entre outras estrelas. “Muitos destes nossos jogadores são ídolos de muitas crianças, daí que estamos a envolvê-los para chamar mais atenção aos nossos petizes.”As futuras escolas de mini basket vão receber nomes de jogadores que ao longo dos anos se têm destacado quer a nível da Selecção Nacional, quer a nível de clubes. Escola Miguel Lutonda, em Luanda, e Eduardo Mingas, na Lunda-Norte serão as primeiras.
MC

Street Basket
Kilamba acolhe hoje torneio

Depois do sucesso do primeiro torneio, denominado Street Basket, onde participaram 900 crianças, em ambos os sexos, Alberto de Carvalho “Ginguba” acredita que no segundo torneio agendado para amanhã, os números poderão ultrapassar os 900. “Honestamente falando, não tenho dúvidas que amanhã teremos mais do que 900 crianças, isto devido à grande procura dos petizes. No primeiro torneio muitos garotos não participaram porque o tempo não foi suficiente”, asseverou o coordenador técnico do projecto que visa relançar a disciplina da “bola ao cesto” em todo o território nacional. Entretanto, no dia 11 de Novembro, Dia da Independência Nacional, a Nova Marginal vai acolher a actividade. Vila Alice e Ilha de Luanda albergam os torneios subsequentes, isto nos dias 18 e 25 do mês em curso. No dia 2 de Dezembro próximo, a actividade será disputada na cidade do Lobito, província de Benguela, ao passo que a Baía de Luanda acolhe o torneio da final.

Ginguba clama por mais apoios
Apesar das merendas dos petizes estarem asseguradas, o coordenador do projecto, Alberto de Carvalho “Ginguba” apelou às demais empresas angolanos e não só, a juntarem-se ao Kero, no sentido de proporcionar melhores condições alimentares às crianças envolvidas no projecto. “Felizmente a merenda das crianças está salvaguardada mas gostaríamos que as demais empresas se juntassem ao Kero, porque queremos construir uma sociedade cada vez mais sã”, disse.
MC

Provincial

D`Agosto e Petro disputam acesso à final

As formações do 1º de Agosto e do Petro de Luanda voltam a defrontar-se hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão do CODENM, em partida referente às meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol. Na outra meia-final, o Interclube terá pela frente a modesta formação do Progresso Associação do Sambizanga. Militares e petrolíferos, que se defrontaram na quinta-feira, para acerto de calendário da primeira volta da competição, com a vitória a sorrir para a equipa do rio seco, por 89-73, os dois colossos da “bola ao cesto” voltam a desfilar hoje no CODENM, na luta pelo passe de acesso à final.

FAB aborda eleição em assembleia
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza no dia 17 deste mês a sua assembleia geral ordinária, onde será abordada a calendarização do processo eleitoral. De acordo com uma nota a que a Angop teve hoje acesso, serão também discutidos os relatórios de actividades e contas da FAB e das várias associações provinciais. O presidente cessante da federação, Gustavo da Conceição, afirmou que, depois de dois mandatos, não vai recandidatar-se.

ASSOCIATIVISMO
Associação Lutonda organiza marcha

A Associação Miguel Lutonda (AML) realiza no dia 17 deste mês, em Luanda, uma marcha para marcar o fim de carreira do ex-jogador do 1º de Agosto e da selecção nacional de basquetebol, Miguel Lutonda, que ocorreu em Outubro do corrente ano. De acordo com o presidente da associação, Frederico Paulo, que prestou essa informação à Angop, o acto, que começa no Largo do 1º de Maio e termina no pavilhão do Rio Seco, contará com a presença de membros da agremiação e fãs do campeão africano.
Miguel Lutonda, um dos melhores jogadores angolanos de todos os tempos, abandonou as quadras esta época, com 41 anos de idade. No entanto, a convite da formação do 1º de Agosto vai representar ainda o clube na Taça de África dos Clubes Campeões este mês. Fundada aos 18 de Junho de 2011, a AML tem como objectivo promover a vida e obra de Lutonda, bem como realizar actividades culturais, desportivas e recreativas com a finalidade de arrecadar bens para lares, hospitais e similares.