Africa Basquetebol

03 novembro 2012

MOÇAMBIQUE : Fundos e campos na origem das incertezas: “Nacionais” de basquetebol entre Dezembro ou Janeiro



OS Campeonatos Nacionais de Basquetebol, em todos os escalões e em ambos os sexos, só se efectivarão entre os meses de Dezembro ou Janeiro. Na origem das incertezas e da marcação das provas para um daqueles dois meses estão dificuldades financeiras, logísticas e até de falta de campos, ou pavilhões em condições para acolherem as provas.
Maputo, Sábado, 3 de Novembro de 2012:: Notícias

Na cidade de Maputo, por exemplo, onde existe maior número de pavilhões em condições para o evento, alguns recintos estão em obras de melhoramento, como é o caso do Pavilhão do Maxaquene.
No resto do país, a situação é bem mais complicada, sendo que algumas nem sequer um pavilhão em condições possuem.
No tocante a questões financeiras, segundo o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, FMB, Francisco Mabjaia, a saída da empresa de telefonia móvel que patrocinava a Liga Nacional de Basquetebol coloca à instituição que dirige um grande desafio de ter de arcar com todas as despesas dos campeonato nacionais em seniores masculinos e femininos.
“Essa empresa retirou-se e agora a Liga Moçambicana de Basquetebol não está em condições de organizar os “nacionais”, pois não tem outros parceiros que se disponibilizem a financiar a prova e nós como FMB não devemos atar as mãos, temos de assumir os nacionais”, explicou.
Neste momento, a FMB está a angariar apoios para os “nacionais” em todos os escalões, e, segundo Francisco Mabjaia, apenas os “nacionais” de juvenis e iniciados é que poderão ter lugar nos finais de Novembro ou início de Dezembro, sendo que as restantes provas só se realizarão nos finais de Dezembro, ou Janeiro de 2013.
“Em Janeiro sabemos que já estaremos fora da temporada 2012, mas não é como falhar definitivamente a realização da prova. Vale a pena se atrasar, mas os campeonatos a serem realizados”, sintetizou.
Refira-se que, em seniores masculinos, o Ferroviário de Maputo é campeão em título e, em femininos, o detentor do troféu é a Liga Muçulmana.
Recorde-se que a empresa de telefonia móvel que patrocinava a Liga Nacional de Basquetebol retirou o seu apoio alegando insustentabilidade da prova.