Africa Basquetebol

10 novembro 2012

ANGOLA : Associação cria na Huíla base de dados dos atletas


A iniciativa da Associação da Huíla serve de exemplo para as demais instituições filiadas na FAB
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla (APBH) está a trabalhar na criação de uma base de dados dos atletas dos clubes locais como forma de combater a adulteração de idades. O processo de cadastramento abrange as camadas de formação (iniciados e cadetes) por ser a faixa etária em que predomina o fenómeno de adulteração de idade. O secretário-geral da associação da Huíla, Diogo Gomes, esclareceu que a prática da adulteração de idades é mais frequente no basquetebol, sobretudo nos escalões de formação durante as competições nacionais.

Quanto aos escalões de juniores e de seniores, o responsável afirmou que não constituem motivos de preocupações, porque “estão dentro do regulamentado”. Após a criação dos ficheiros, a Associação vai remeter os processos à Federação Angolana de Basquetebol (FAB), na próxima semana, para inscrição e controlo dos atletas dos clubes locais. Os dados são recolhidos do Assento de Nascimento e de Bilhete de Identidade dos atletas participantes nos campeonatos provinciais unificados de iniciados-cadetes e de juniores-seniores, que decorrem na cidade de Lubango.
O dirigente associativo afirmou que a criação de base de dados visa desencorajar os responsáveis e treinadores de clubes que enveredam pela prática de adulteração de idades nas provas oficiais. O caso mais flagrante ocorreu no campeonato nacional de 2011 realizado na Huíla que registou a desclassificação da equipa feminina do Benfica Petróleos do Lubango por adulteração de dados.A participação das equipas da Huíla nos campeonatos nacionais está condicionada a questões financeiras e muitos clubes locais recusam inscrever-se nas provas sob a égide da FAB. Essa situação não as impede de constar do banco de dados da FAB, de acordo com Diogo Rodrigues Gomes.


NA HUÍLA
Provinciais decorrem equilibrados


A sétima e oitava jornada do campeonato provincial unificado de basquetebol nos escalões de iniciados, cadetes, juniores e seniores, em ambos os sexos, disputam-se hoje e amanhã nos pavilhões multiusos da Nª Sr.ª do Monte e do Benfica Petróleos do Lubango. Nos escalões de iniciados femininos, a equipa do Sporting Clube do Lubango recebe o Benfica Petróleos do Lubango, Mineiros de Cassinga defronta Heja Spor Clube B, Heja Spor Clube A desloca-se ao município da Chibia para enfrentar o Clube Desportivo local. Nas partidas unificadas de iniciados masculinos e cadetes femininos jogam a Heja Spor Clube diante do Sporting Clube do Lubango e o Ferroviário da Huíla enfrenta o Clube Desportivo da Huíla.
Estes desafios realizam-se no pavilhão multiuso da Nª Srª do Monte. O campeonato unificado em cadetes masculinos e juniores femininos reserva as partidas entre Clube Desportivo da Huíla e Benfica Petróleos do Lubango e Clube Desportivo da Chibia-Heja Spor Clube. No campeonato unificado juniores-seniores masculinos, jogam o Misto da Huíla e Clube Desportivo do Tchioco A; Clube Desportivo da Huíla e Clube Desportivo do Tchioco B. Folga por força de calendário, o Clube Desportivo da Chibia. Para a oitava jornada, agendada para amanhã, em iniciados femininos, jogam a Heja Spor Clube B – Heja Spor Clube A; Benfica Petróleos do Lubango – Mineiros de Cassinga e Sporting Clube do Lubango – Clube Desportivo da Chibia.

No campeonato unificado de iniciados masculinos e cadetes femininos defrontam-se Benfica Petróleos do Lubango – Clube Desportivo da Huíla; Sporting Clube do Lubango – Clube Desportivo da Chibia e Heja Spor Clube – Clube Ferroviário da Huíla.As partidas referentes aos escalões juniores-seniores masculinos unificados ditaram os emparceiramentos entre Clube Desportivo da Huíla e Clube Desportivo da Chibia e Clube Desportivo do Tchioco B – Misto da Huíla. Folga o Clube Desportivo do Tchioco A.O secretário-geral da associação ressaltou o aumento das equipas, resultante das participações das formações dos municípios da Chibia e Jamba, e valorizou o nível competitivo que supera o campeonato passado.
G H