Africa Basquetebol

09 novembro 2012

ANGOLA : Festa da bola ao cesto


Supertaça Wlademiro Romero, prova que abre a época basquetebolística 2012/2013.
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Recreativo do Libolo, campeão nacional, e 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, jogam hoje, no pavilhão do Sporting do Bié, a Supertaça Wlademiro Romero, prova que abre a época basquetebolística 2012/2013. As duas formações desembarcam no Cuito hoje, às primeiras horas da manhã, e no período vespertino vão deleitar os amantes da modalidade com o melhor basquetebol do continente. As equipas regressam amanhã a Luanda via Huambo, para onde se deslocam de manhã em autocarro.
A ansiedade tomou conta dos adeptos. Albertina Judite, antiga atleta de basquetebol do Vitória Atlético Clube do Bié, disse ao Jornal dos Desportos que “é sempre e agradável ver jogar dois dos monstros da modalidade do país e que podem atrair centenas de adeptos ao Pavilhão local do Sporting”. Artur Queiroz, ex-árbitro da categoria nacional de basquetebol e que já apitou vários jogos de campeonatos nacionais nas categorias jovens, realçou que espera com bastante expectativa o jogo entre o Recreativo do Libolo e o 1º de Agosto. Disse esperar por uma partida emocionante, onde o favoritismo está repartido pelas duas equipas.
A estudante Elisabeth Chilingueno, 20 anos, residente na cidade do Cuito, disse ser adepta ferrenha de basquetebol. Por isso, está ansiosa em assistir ao vivo o seu clube de coração, o 1º de Agosto, e ver de perto os atletas de renome do país. A partida de hoje conta com adeptos das vizinhas províncias do Huambo e do Kwanza-Sul, que já se encontram na cidade do Cuito. Outras caravanas chegam ao longo do dia de hoje.

PROVINCIAL DE LUANDA

Ginguba enaltece primeiro troféu

O técnico do Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, afirmou que a conquista do Campeonato Provincial de Basquetebol de Luanda sénior masculino é reflexo do trabalho que está a efectuar na formação do Interclube, onde se encontra a trabalhar há menos de um ano. Depois da vitória sobre o Petro de Luanda (96-94), no segundo jogo da final a melhor de três jogos, na última quarta-feira, o treinador referiu ser o seu primeiro título à frente da equipa da Polícia Nacional e espera conquistar mais. Alberto de Carvalho “Ginguba” agradeceu à direcção do clube por ter apostado em si e elogiou a formação do Petro de Luanda, com o qual havia ganhado o primeiro troféu da sua carreira. Agora, tem ainda pela frente o Campeonato Nacional e a Taça de Angola.
“Foi um adversário que valorizou a nossa vitória, deu vida a esta final”, sublinhou. Quanto ao nível competitivo evidenciado pela sua equipa, explicou que ainda não está satisfeito com o comportamento dos atletas e antevê melhorias nas próximas competições. “Queremos um Inter melhor, porque continuamos a cometer muitos erros”, afirmou o técnico Ginguba.

O JOGO

O Interclube revalidou o título de campeão provincial de Luanda ao bater no segundo jogo da final a melhor de três o Petro de Luanda por 96-94. O poste do Interclube Roderick Nealy, com 26 pontos, foi o melhor marcador do encontro, seguido de Carlos Morais com 24. Com 10 ressaltos, sendo oito defensivos, Eduardo Mingas foi o “rei” das tabelas. O Interclube esteve a perder o jogo todo e deu a volta ao resultado apenas no último quarto no pavilhão 28 de Fevereiro. Nesse período, os polícias venceram por 31-14.
Depois de terminar em desvantagem nos três primeiros quartos (23-21, 49-37, 80-65), o Interclube puxou dos “galões” com Milton Barros e os norte-americanos Roderick Nealy e Henry Uhgwu e arrasou o Petro de Luanda. Ao Petro de Luanda, que não contou com o poste Abdel Gomes, suspenso, faltou força física e calma na ponta final, ao passo que os campeões provinciais demonstraram grande poder de “sofrimento”.
Na primeira partida da final, o Interclube derrotou o Petro de Luanda por 112-96 no mesmo recinto.