Africa Basquetebol

08 novembro 2012

MOÇAMBIQUE : CRISE NA “BOLA AO CESTO” - Direcção da Liga de Básquete demite-se



A DIRECÇÃO da Liga Nacional de Basquetebol (LNB), encabeçada por João Domingues, demitiu-se das funções que vinha desempenhando desde 2009, ano da sua eleição. Em documento recebido na nossa redacção, a Direcção da Liga sustenta a sua decisão nas alegadas usurpações das suas atribuições por parte da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).
Maputo, Quinta-Feira, 8 de Novembro de 2012:: Notícias
Em documento por si assinado, João Domingues, presidente da LNB, refere que a decisão de a FMB organizar o Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, que é atribuição da instituição que dirige, “é uma usurpação gritante das competências da Liga”.
Ademais, a FMB deu ordem à LNB para fornecer uma informação detalhada e fundamentada sobre o modelo de competição a ser realizado no próximo ano para o apuramento do campeão nacional de basquetebol em seniores masculinos, o que, a não acontecer, faria com que a FMB assumisse em definitivo a organização da prova.
Em jeito de resposta, a Liga avançou, em missiva que temos vindo a citar, que “estranhámos a via de comunicação escolhida pelo presidente da FMB, que jamais nos comunicou a este nível de insatisfação. Temos provas de informação detalhada que temos, ao longo do nosso mandato, prestado à FMB, sendo que com ela própria temos discutido o modelo em que a competição tem vindo a ser realizada”, lê-se no documento.
A LNB vai mais longe ajuntando que “sublinhe-se que a carta que o presidente da FMB remete é por si só esclarecedora quanto a esta matéria, já que ele próprio reconhece que os ajustamentos foram feitos tendo por base a indisponibilidade de recursos financeiros”, sublinha-se na missiva.
Em face deste cenário, a direcção da Liga decidiu demitir-se, tendo salientado o seguinte: “porque julgamos que a carta do presidente da FMB é bem reveladora das suas intenções e, acima de tudo, das suas ambições, somos a informar que a bem da modalidade, da sua pacificação e com vista a não estimular polémicas desnecessárias, a direcção da Liga encontra-se demissionária”.
Refira-se que a questão do “Nacional” de Basquetebol Sénior Masculino deteriorou-se com a retirada dos patrocínios que a Vodacom vinha fazendo para garantir a realização da prova regularmente, abrangente e mais alongada, escalando diferentes cidades.
Face a este cenário, a prova voltou aos moldes antigos que consistem na junção de todas equipas numa cidade onde competem durante cerca de uma semana, num sistema menos oneroso, mas também pouco competitivo e rotativo.

Francisco Mabjaia
Francisco Mabjaia

Não se pode ficar sem competir – afirma presidente da FMB


EM jeito de resposta, o presidente da FMB, Francisco Mabjaia, vincou que “não sei se realmente organizar o “Nacional” é atribuição da LNB, tendo em conta que a responsabilidade última de movimentar competições é da federação”.
Esclareceu que “não se pode ficar sem competir. A LNB, durante muito tempo, disse que não tinha fundos para realizar o ‘Nacional’ e o próprio presidente já me disse que podia devolver o campeonato nacional à FMB. Diante desta situação, não tive mais nada a fazer senão preparar o campeonato”.
Mabjaia acentuou que, surpreendentemente, na missiva que a LNB enviou aos órgãos de informação, consta que “eles têm dinheiro, mas questiono as razões que os levaram a dizer que não tinham dinheiro, e, consequentemente, capacidade para organizar ‘Nacionais’­”.
“Decidimos organizar o ‘Nacional’, pois não queremos ficar num impasse. Queremos ter um campeão nacional e, acima de tudo, competir. Há intromissões, reconhecemos isso, mas não podíamos fazer o contrário, ou seja, não nos intrometer para depois ficarmos sem competição”, rematou.