Africa Basquetebol

04 agosto 2012

ANGOLA : J.O. - Selecção de basquetebol quer vencer na despedida


Equipa comandada por Aníbal Moreira foi incapaz de evitar nova derrota diante da Croácia

Fotografia: AFP
A Selecção Nacional Sénior Feminina de Basquetebol vai tentar despedir-se dos Jogos Olímpicos de Londres’2012 com uma vitória, quando amanhã defrontar, às 11h15, a sua similar da Republica Checa, em partida referente à quinta e última jornada da fase preliminar do Grupo A.
Ontem, as orientadas de Anibal Moreira voltaram a averbar mais uma derrota, desta vez diante da Croácia, por 56-75, referente à quanta jornada do referido torneio, quando ao intervalo o combinado nacional trazia uma desvantagem de nove pontos (32-41).
As croatas, que a par das angolanas não tinham somado qualquer triunfo até aqui, conseguiram evitar a cauda do grupo com esta vitória, obrigando o combinado nacional a jogar o “tudo ou nada” para e salvar a honra amanhã. Com um triplo da capitã, Nassicela Marurício, Angola entrou a liderar a partida mas bem antes das orientadas de Aníbal Moreira ganharem moral, a Croácia já tinha respondido com a mesma moeda, através de um lançamento de dois pontos. A partir daí, passou a liderar o marcador para nunca mais se deixar surpreender.
Tal como nos encontros anteriores, Angola mostrou enormes dificuldades no jogo interior devido à menor estatura das suas jogadoras. Para contrariar a defesa alta das adversárias, Angola tem abusado dos lançamentos de três pontos mas com uma eficácia baixa. Em 17 tentativas, apenas três lançamentos encontraram o caminho do cesto.
Das atletas em campo, destacaram-se Ana Lelas da Croácia com 23 pontos, seguida da sua compatriota Sandra Mandir dom 18. Do lado angolano, Luísa Tomas com 15, Nadir Manuel com 14 e Narcissela Maurício com 12, foram as mais concretizadoras.