Africa Basquetebol

05 agosto 2012

ANGOLA : Aníbal Moreira promete luta até ao fim


Atletas angolanas estão dispostas a lutar para equilibrar a partida e buscar resultado dignificante no confronto com as checas

Fotografia: AFP
O treinador da selecção feminina de basquetebol, Aníbal Moreira, prometeu que a equipa nacional vai hoje “lutar até ao fim” com a República Checa, no torneio de basquetebol feminino, Grupo A, na despedida dos Jogos Olímpicos de Londres.
“Com a República Checa no último jogo, vamos, como sempre, dar o máximo, lutar até ao fim e tentar sempre fazer o melhor possível”, declarou o técnico que, pela primeira vez em quatro partidas, conseguiu baixar a diferença pontual para menos de 20 pontos, frente à Croácia, na quarta jornada disputada sexta-feira.
Numa primeira avaliação da prestação do grupo, o antigo capitão da selecção nacional reconheceu que há “muito trabalho” a fazer.
“Agora que estamos aqui a sentir o que é este nível, temos cada vez mais de lutar e trabalhar para nos aproximarmos ainda mais”, disse.
“É evidente que todos os dias estamos a tentar melhorar. Desde que iniciámos o torneio, a equipa tem lutado muito para fazer coisas que sabemos fazer, só que ainda existe uma diferença muito grande entre as outras equipas e a nossa. Encurtar este fosso tem que ser feito com muito trabalho, com muitos jogos; temos de estar habituados a este nível e ao ritmo que se joga aqui”, alertou, antes de se mostrar reconfortado com o facto de a selecção olímpica ter conseguido baixar a fasquia dos 20 pontos.“Ao menos conseguimos baixar os 20 pontos. Claro que queríamos fazer melhor, mas não conseguimos, paciência”, acrescentou.
Em relação ao jogo contra a Croácia, reconheceu que a equipa nacional cometeu muitos erros defensivos. Aníbal Moreira disse que estudou a equipa adversária, por isso sabia que tinha “grandes lançadoras” e era “muito rápida na transição defesa-ataque”.“Tentámos contrariar isso, mas infelizmente, mais uma vez, no início do terceiro quarto cometemos três erros cruciais. A equipa adversária aproveitou com três triplos e fugiu no marcador”.
Com isso, acrescentou, tornou-se “muito difícil” recuperar a desvantagem, porque se trata de uma equipa muito experiente, habituada a este tipo de competição, e quando ganha uma diferença pontual só resta “andar atrás do resultado, para tentar minimizar as coisas”.