Africa Basquetebol

09 junho 2012

ANGOLA : Pré-selecção cumpre sexto dia de preparação em Espanha

Cinco nacional vai entrar na fase de jogos de controlo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A pré-selecção nacional masculina de basquetebol cumpre hoje o seu sexto dia de preparação em Espanha, onde projecta a sua participação no Torneio Pré-olímpico de Caracas, Venezuela, a decorrer de 2 a 8 de Julho próximo. Com 16 atletas dos 17 pré-convocados, o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, continua a aprimorar em terras espanholas os aspectos técnicos e tácticos, com principal realce para as transições rápidas defesa-ataque, uma das armas que o técnico do cinco nacional vai utilizar durante o Torneio Pré-olímpico, onde pretende alcançar o passe de acesso aos Jogos Olímpicos.
Os lançamentos exteriores são outro trunfo que o combinado nacional vai utilizar e que tem sido muito exercitado pelos seleccionados. O poste Yanick Moreira, atleta que milita numa das universidades dos Estados Unidos, continua a ser o único ausente, pelo que a sua integração no grupo parece cada vez mais difícil. Ainda assim, o chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, assegurou ontem, em declarações ao Jornal dos Desportos, que o órgão reitor da modalidade continua a envidar esforços no sentido do atleta se fazer presente ainda em Espanha.

“Nós não nos podemos dar ao luxo de dispensar um atleta de dois metros e oito centímetros. Por isso, estamos a fazer tudo para que o atleta se junte ao grupo o mais rápido possível, face à aproximação da data do arranque do Torneio Pré-olímpico de Caracas”, alertou o executivo da FAB. Em terras espanholas estão agendadas duas partidas de controlo com as selecções das Astúrias e País Basco. Os referidos encontros realizam-se nos próximos dia, disse ao Jornal dos Desportos o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães.
A pré-selecção nacional cumpre a segunda etapa do estágio pré-competitivo no Brasil, onde está já marcado um amistoso com uma equipa profissional de São Paulo. Já no palco da competição, o combinado nacional disputar o Torneio das Nações, com as similares da Jordânia, República Dominicana e Nova Zelândia. Angola procura a sua sexta presença em Jogos Olímpicos, depois de Barcelona/1992, Atlanta/1996, Sidney/2000, Atenas/2004 e Pequim/2008.

COINCIDÊNCIA DE DATAS

Angola declina convite da Argentina
A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) rejeitou o convite da sua congénere da Argentina, que na última quinzena do mês em curso, organiza um torneio internacional, no âmbito da sua preparação para os Jogos Olímpicos de Londres, competição que arranca a 27 de Julho próximo. De acordo com Tony Sofrimento, chefe do Gabinete Técnico e de Formação do órgão reitor da modalidade no país, Angola viu-se “forçada” a declinar o convite formulado pela Argentina, em virtude de naquele período, o cinco nacional estar a disputar o Torneio das Nações na Venezuela, palco do Torneio Pré-olímpico.
“A Federação angolana recebeu da sua congénere da Argentina um convite para participarmos naquele país num torneio internacional. Infelizmente, há coincidência de datas e decidimos declinar o convite porque já assumimos que vamos disputar o Torneio das Nações”, assegurou Tony Sofrimento. O executivo da FAB disse ainda que a pré-selecção nacional pode antecipar a sua saída de Espanha, onde cumpre a primeira etapa do estágio pré-competitivo, caso se confirme, nas próximas horas, os amistosos no Brasil.
“Estamos a fazer uma série de contactos a nível do Brasil e, se se confirmarem os jogos de controlo, vamos antecipar a nossa saída de Espanha, porque não nos interessa ficar até ao dia 18 até porque só temos agendadas duas partidas. Por isso, vamos preferir ir mais cedo ao Brasil porque efectuaremos provavelmente mais de dois jogos de controlo”, finalizou Tony Sofrimento. MC

DESPORTO UNIVERSITÁRIO
Jornada quatro fica amputada

A partida que deveria opor hoje frente a frente as formações da Faculdade de Ciências sociais e da Universidade Jean Piaget foi adiado para amanhã, em virtude do falecimento de um dos atletas da Piaget. Deste modo, a Faculdade de Ciências Sociais e a Universidade Jean Piaget defrontam-se amanhã, a partir das 16h00, no campo São Domingos, em desafio referente à quarta jornada do Campeonato Universitário. A partida coloca frente-a-frente o primeiro e o segundo colocados da série A. A Faculdade de Ciências Sociais lidera o grupo A, com seis pontos, ao passo que a formação do Jean Piaget ocupa o segundo posto, com três.

Com três vitórias, em igual número de jogos, a equipa da Faculdade de Ciências Sociais apresenta-se como favorita à conquista dos dois pontos. Já a equipa do Jean Piaget tenciona reduzir a vantagem do seu opositor, daí que se advinhe uma grande partida logo mais no campo São Domingos. A jornada quatro abre com a Faculdade de Medicina a medir forças com a Universidade Privada de Angola, a partir das 14h00, no São Domingos.