Africa Basquetebol

09 abril 2012

ANGOLA : Grandes preparam Meias da Taça

Pavilhão do Rio Seco vai estar ao rubro com mais um clássico
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Atlético Petróleos de Luanda e o 1º de Agosto realizam hoje a última sessão de treinos com vista à disputa do jogo mais expressivo da primeira-mão das meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola, a ter lugar amanhã, a partir das 18h00, no pavilhão do Codemn, à mesma hora em que o Interclube recebe em sua casa o Sporting de Cabinda.Depois de se terem cruzado na fase regular do Campeonato Nacional, em que os militares levaram de vencido o duelo de titãs, os dois crónicos candidatos à conquista da segunda competição nacional da bola ao cesto no país voltam a protagonizar o “clássico”, o que leva Mário Palma, técnico da equipa militar, e Alberto Babo, treinador dos tricolores, a confinarem os seus atletas ao esboço da estratégia para suplantar o adversário.

Alberto Babo, depois de conquistar o seu primeiro título nacional desde que assumiu o cargo, em substituição de Alberto de Carvalho “Ginguba”, encara o desafio com altos índices de responsabilidade, porquanto na base da sua contratação esteve o objectivo de devolver a alegria aos adeptos e à massa associativa do Eixo-Viário, o que passa pela obtenção das três maiores competições.O técnico português tem sabido corresponder às ambições do clube, com exibições que denotam maior sincronia entre as suas unidades nucleares, mas vê-se a braços no capítulo clínico. Alguns jogadores que exercem influência na zona 3-4 podem representar baixas, com particular realce para o poste Miguel Kiala, a recuperar de uma lesão.
Perante este quadro, o 1º de Agosto de Mário Palma e Paulo Macedo, cujo plantel se tem pautado pela melhoria desde que o luso-guinense regressou ao Rio Seco, pode tirar vantagem pelo facto de jogar em casa, perante um público energético. Os militares não podem contar com aparente favoritismo, pois ambas as equipas dispõem de alternativas que permitem levar os adeptos a acreditar na conquista do luxuoso troféu. O país e o continente vão apreciar o que de melhor o basquetebol angolano pode oferecer aos seus amantes.

COM O PENSAMENTO NA FINAL
Interclube recebe Sporting de Cabinda


A formação do Interclube trabalha hoje para receber amanhã, a partir das 18h00, no pavilhão 28 de Fevereiro, a congénere do Sporting de Cabinda, em partida pontuável para a primeira-mão das meias-finais da 34ª edição da Taça de Angola em seniores masculinos. A equipa às ordens de José Carlos Guimarães tem todas as probabilidades de vencer as duas partidas, a julgar pela débil estrutura do adversário vindo da província mais ao Norte do país. Por isso, os trabalhos vão na perspectiva de dotar o plantel de argumentos necessários para enfrentar o finalista, que sai da disputa entre 1º de Agosto e o Atlético Petróleos de Luanda.

José Calos Guimarães sabe que tanto o Petro de Luanda como o 1º de Agosto representam um obstáculo difícil de transpor, mas incute aos seus pupilos a ideia de que a conquista do troféu pode ser uma realidade, desde que todos se esforcem e prevaleça o espírito de união,Com o mesmo pensamento, a equipa de Cabinda, sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, vem para a capital com o intuito de dificultar o máximo possível as intenções do adversário, pese embora o facto da equipa da Polícia ter ainda a seu favor o factor casa.