Africa Basquetebol

10 março 2012

ANGOLA : 1º de Agosto supera recreativo do Libolo

O 1º de Agosto tomou de assalto a liderança da 34ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, com 31 pontos, ao derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo, por 98-90, na partida de maior cartaz da 16ª jornada. Apesar do triunfo, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas sentiu imensas dificuldades para chamar a si a vitória, fruto do maior rigor defensivo e à disciplina táctica exercida pelo Libolo.

Com o equilíbrio a prevalecer em todos os períodos do jogo, onde foram registados nove igualdades, o representante da vila de Calulo terminou em vantagem nos dois primeiros quartos (30-23 e 47-40). Com os adeptos a sofrerem nas bancadas, a equipa militar aguardou pelo período derradeiro para explanar a qualidade do seu basquetebol, como tem acontecido nos últimos tempos. Com uma igualdade a 66 pontos à entrada do último quarto, a equipa rubra e negra passou a circular mais a bola em todas as áreas, criando espaços para os lançamentos a curta distância, que eram muito bem aproveitados por Domingos Bonifácio, Mário Correia e Joaquim Gomes “Kikas”.

O internacional angolano Carlos Almeida, com um lançamento a longa distância elevou para oito pontos de diferença (81-89), quando restavam quatro minutos e 14 segundos para o termo do desafio. Com a desqualificação de Armando Costa, o jogo ofensivo do 1º de Agosto passou a ser comandado pelo jovem Domingos Bonifácio que, diga-se, não comprometeu. Nesta etapa, Raul Duarte, técnico do Libolo, foi obrigado a solicitar um minuto de desconto de tempo para acalmar os ânimos dos seus jogadores.
Com a equipa a depender em demasia do extremo base Olímpio Cipriano, os militares aproveitaram o seu jogo colectivo para vergarem os libolenses, tomando de assalto a liderança do BAI Basket, com 31 pontos, contra 30 do Libolo, no segundo posto. Olímpio Cipriano, com 30 pontos, foi o MVP (Jogador Mais Valioso) da partida e teve 33 de valorização. Reggie Moore, com 25 pontos, destacou-se na formação do 1º de Agosto.

Ainda ontem, para a 16ª jornada, o Interclube bateu o Sporting de Cabinda, por 71-54, o ASA derrotou a Lusíada, 79-68, o Cduan venceu por escasso ponto (69-68), o Sporting de Luanda e o Clube Amigos de Viana bateu por 20-0, o Vila Clotilde. O Petro, que ocupa o terceiro lugar, com 29 pontos, derrotou o Vila Estoril, por 90-69.

Ficha técnicaPavilhão da Cidadela: Pouco público
Arbitragem: Carlos Júlio, Domingos Simão e David Manuel
Comissário: Nuno Teixeira

Libolo: Francisco Sousa (3), José Salvador (0), Idelfonso Kiteculo (0), Olímpio Cipriano (30), Luís Costa (19), Edson N`doniema (0), Mayzer Alexandre (5), Vladimir Ricardino (8), Abdel Bouckar (7), Mutu Fonseca (0), Sydney Santana (9),
Tommie Eddie (9).
Treinador: Raul Duarte
1º de Agosto: Filipe Abraão (0), Armando Costa (6), Mário Correia (12), Reggie Moore (25), Felizardo Ambrósio (6), Joaquim Gomes “Kikas” (17), Domingos Bonifácio (10), Gerson Monteiro (3), Carlos Almeida (11), Miguel Lutonda (2), Leonel Paulo (6), Islando Manuel (0).
Treinador: Mário Palma

Marcha do marcador:
30-23, 47-40,66-66, 90-98

Aberta da 17ª jornada do Nacional
Petro defronta hoje Libolo
Depois de ter defrontado ontem o colosso 1º de Agosto, a equipa do Recreativo do Libolo desloca-se hoje, às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, ao encontro do Petro de Luanda. A partida a conta para 17ª jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos. A formação do Petro poder aproveitar o factor desgaste físico do seu adversário, que ontem defrontou o 1º de Agosto, para subir alguns degraus na tabela classificativa do campeonato, em que ocupa a terceira posição, com 28 pontos.
Ainda assim, o favoritismo para o triunfo está repartido em 50 por cento para cada conjunto. A ronda 17 compreende ainda os seguintes jogos: Cduan-1º de Agosto; Amigos de Viana-Sporting de Luanda; Sporting de Cabinda-Vila Estoril; ASA-Vila Clotilde e Lusíada-Interclube. M.C

Opinião
Não ao vandalismo!
Em pleno 8 de Março, dia consagrado a todas as mulheres, o basquetebol feminino angolano testemunhou o que se pode qualificar como a maior vergonha da modalidade, em 36 anos de existência de Angola como Nação independente. Numa altura procura resgatar os valores morais e cívicos, perdidos muito pela culpa da guerra que durante décadas dilacerou a nossa bela terra, a violência, no geral, tem sido um dos males que o Executivo procura combater para, desse modo, construir-se uma sociedade sã, onde todos possam coabitar. As cenas de pugilato protagonizadas, na última quinta-feira, pelas jogadoras do Interclube e do 1º de Agosto em nada dignificam a modalidade, que muito recentemente deu alegrias ao povo angolano, com a conquista do primeiro título africano para o país e o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres.

De facto, as nossas campeãs africanas, que têm servido de exemplo para a nova geração, com as conquistas que têm alcançado nas mais diferentes frentes internacionais, acabaram por manchar todo um percurso construído com muito sacrifício. O acto, a todos os títulos condenável, deve merecer o repúdio da sociedade, e as implicadas no processo devem ser punidas pela Federação Angolana de Basquetebol, de maneira a desencorajar futuros actos do género.

Apolinário Paquete, técnico principal do Interclube, num gesto de puro fair-play, reconheceu os excessos das duas partes e pediu desculpas públicas aos amantes da modalidade. Um outro aspecto que deve merecer a atenção dos órgãos competentes é o facto de, na presente época desportiva, as equipas que jogam na condição de visitadas ignorarem por completo o policiamento, um dos pressupostos indispensáveis para se começar um partida, seja ela de basquetebol, futebol, andebol ou de outra modalidade. Por isso, alerta-se aqui o elenco de Gustavo Vaz da Conceição para ser duro com as equipas que assim agirem, realizando jogos sem policiamento. Melo Clemente

Pré-selecção  feminina de sub-18 Vinte atletas foram convocados para o serviço da pré-selecção nacional sub-18 em feminino, visando a participação no zonal VI, na África Sul (Durban), em Maio, de apuramento ao Afrobasket 2012 da categoria a decorrer na Tunísia. Trata-se das atletas Vitoria da Cruz, Emília Molei, Amália Kibuba, Luyana Filipe, Maria da Costa, Joana Bende (1º de Agosto), Eriça Guilherme, Vânia Vicente, Francisca Mateus, Cenia Cazua, (Interclube), Nicoleth Ndozuawu, Dalçana Cotto (Inter de Benguela).Completam o grupo, cuja concentração acontece hoje na federação, Etelvina Chiquela, Doneth Elsa, Feliciana Massseque (Desportivo do Maculusso), Helena Viega (Juventude de Viana), Helena Malange (Formiguinhas), Madalena da Silva, Esperança Nunda e Nádia Mateba, (Sporting de Benguela). O grupo é orientado por Fernando Figueiredo, do Interclube, coadjuvado por Hilário Filipe, do Inter de Benguela. Na última edição, disputada em 2011, a selecção de sub-18 em feminino ficou na oitava posição.