Africa Basquetebol

08 março 2012

ANGOLA : Senhoras do D´Agosto jogam hoje para o título Nacional

O 1ºde Agosto pode sagrar-se hoje campeão nacional, caso vença, no pavilhão 28 de Fevereiro, o Interclube, na partida da segunda mão da final do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior feminino, à melhor de três, com início marcado para as 18h00.

Depois de vencerem, na última segunda-feira, a equipa da Polícia Nacional, no pavilhão do Rio Seco, por 53-45, as “militares” sabem que as coisas tendem a complicar-se fora de casa, num ambiente em que a presença do público favorável ao adversário pode afectar o desempenho do grupo.
O técnico Aníbal Moreira procurou incutir nas suas atletas o espírito de equipa como antídoto para todas as dificuldades que possam encontrar no campo do adversário e resgatarem o troféu perdido há dois anos. O Interclube, orientado pelo técnico Apolinário Paquete, não obstante as limitações da sua influente extremo-base, de nacionalidade norte-americana, Danielle Green, entra para o jogo com todos os argumentos para recuperar da derrota no Codemn e impedir que o seu adversário tenha o desplante de abrir a champanhe no seu “santuário”.
Por isso, as “militares” precisam de esforços multiplicados para concretizar a almejada pretensão da direcção de Carlos Hendrick. O 1º de Agosto, formado por um plantel cuja estratégia de jogo passa sempre pela eficácia de Felizarda Jorge e Mungongo Nelly, unidades que voltaram a revelar-se fundamentais no jogo da primeira mão, sabe que para conseguir novo triunfo, a defesa à zona é o capitulo a ter em conta, diante do adversário que tira muito proveito na altura das atletas que actuam na zona 2-3.

Por seu turno, as comandadas de Apolinário Paquete procuraram aliar o jogo exterior às assistências, de modo a não ficarem reféns do deficitário ataque evidenciado no duelo anterior, em que, fruto da pressão defensiva das “militares”, permaneceram seis minutos sem pontuar. Daí que a sessão de ontem teve como predominância a transposição defesa-ataque e as variantes de lançamentos.

O pavilhão 28 de Fevereiro vai ser pequeno para acolher os amantes da bola ao cesto, uma vez que os adeptos das duas equipas, cientes de que exercem influência no resultado da equipa, não pretendem deixar os seus créditos em mãos de terceiros e vão empurrar a formação predilecta para a vitória. Em caso de vitória do Interclube, as duas equipas voltam a encontrar-se numa finalíssima. O Vitória do Maculusso conquistou o terceiro lugar ao vencer o Juventude de Viana.